José Ornelas, bispo de Setúbal e actual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, foi hoje nomeado pelo Vaticano como novo bispo da diocese de Leiria-Fátima, substituindo o cardeal António Marto. 

Uma nomeação que a CEP se congratula, “desejando-lhe um fecundo governo pastoral junto do Povo de Deus que lhe é confiado”.

Numa mensagem publicada na sua página na internet, a CEP manifesta o desejo de esse “fecundo governo pastoral” seja sentido “de modo mais alargado, junto de todos aqueles que demandam ao Santuário de Fátima como peregrinos”.

“Por intercessão de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pedimos ao Senhor que derrame as suas bênçãos sobre D. José, para que continue a servir com disponibilidade, sabedoria e entusiasmo a Igreja em Portugal, como Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), e agora como Bispo de Leiria-Fátima”, acrescenta o comunicado da CEP.

José Ornelas, de 68 anos, foi nomeado bispo de Setúbal em 24 de Agosto de 2015, substituindo no cargo Gilberto Canavarro dos Reis, sendo presidente da CEP desde 16 de Junho de 2020.

Natural do Porto da Cruz, na ilha da Madeira, onde nasceu em 05 de Janeiro de 1954, fez o seu percurso religioso na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), tendo sido ordenado padre em 09 de Agosto de 1981.

Foi superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, cargo que assumiu em 01 de Julho de 2000, tendo sido eleito superior geral dos Dehonianos em 27 de Maio de 2003, cargo que ocupou até 06 de Junho de 2015.

Especialista em Ciências Bíblicas, doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, José Ornelas chegou a fazer formação missionária em Moçambique.

Quanto ao cardeal António Marto, que completa 75 anos no próximo mês de Maio, alguns problemas de saúde terão contribuído para que tivesse pedido ao Vaticano a sua substituição, quando se esperava que pudesse continuar mais algum tempo à frente da diocese de Leiria-Fátima.

António Marto nasceu em Tronco, Chaves, em 05 de Maio de 1947, tendo estudado nos seminários de Vila Real e Maior do Porto, sendo ordenado padre em Roma, em 07 de Novembro de 1971.

Especializado em Teologia Sistemática, na Pontifícia Universidade Gregoriana, concluiu o doutoramento em 1977 com tese sobre “Esperança cristã e futuro do homem. Doutrina escatológica do Concílio Vaticano II”.

Leia também...

Gimno clube de Santarém em grande no Campeonato Nacional de Infantis

Realizou-se no dia 1 de Abril, em Castelo Branco, o Campeonato Nacional…

Ministério Público abriu inquérito à morte de 540 animais na quinta da Torre Bela

O Ministério Público abriu um inquérito-crime à montaria da herdade da Torre…

Agrupamento D. Afonso Henriques desenvolve projectos Erasmus+

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques encontra-se a desenvolver actividades no…

Subsídio de desemprego alargado a vítimas de violência doméstica

O plenário da Assembleia da República confirmou hoje a aprovação da proposta…