A exposição de pintura e desenho, ‘Meditando ao luar com Braamcamp Freire’, da autoria do artista scalabitano José Quaresma, foi ontem, 17 de Maio, inaugurada ao final da tarde no local que acolhe a Biblioteca Municipal de Santarém e a Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire.
A mostra combina quadros e desenhos distribuídos pelo espaço da Casa-Museu, colocados entre antigos livros e estantes.
Apresentada ao pormenor pelo artista, que acompanhou os convidados numa visita guiada, José Quaresma explicou, minuciosamente, o que esteve por detrás da sua inspiração e o próprio processo de criação das obras agora expostas.
Presente na inauguração o historiador de Arte Vitor Serrão publicou nas redes sociais uma reacção à exposição agora inaugurada.
“A arte só faz verdadeiro sentido quando se sabe abrir em percursos de fascínio que convidam às auto-descobertas. É imperioso, por isso, ver ‘Meditando ao Luar’, título da exposição de José Quaresma ontem inaugurada na Biblioteca-Museu Braamcamp Freire, em Santarém. Trata-se de uma surpreendente viagem entre estantes de livros: uma reflexão sobre o saber trans-contemporâneo da Pintura e o seu eterno papel de testemunho introspectivo”, considera o historiador.
“Os quadros do autor (tábuas, muitas delas, de um maduro e sábio ‘non finito’) “citam” Miguel Lupi, Columbano, Manet…, evocam o mestre Américo Marinho…, e devolvem a um espaço de leitura pública e de investigação o seu verdadeiro sentido de casa viva com memórias”, assegura.
A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 14 de Junho.