A passageira do comboio internacional Sud Express que alegou estar com sintomas de infecção pelo novo coronavírus na noite de domingo, no Entroncamento, testou negativo nas análises de detecção do Covid-19.
A jovem de origem asiática, de 21 anos, fez análises no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde esteve em isolamento durante a última madrugada.
Recorde-se que o comboio internacional esteve parado entre as 23h30 de domingo e as 2h00 de segunda-feira, na estação do Entroncamento, por a passageira ter alegado estar com sintomas de infecção pelo novo coronavírus.
A jovem saiu da composição por volta da 1h30, acompanhada por dois agentes da PSP do Entroncamento, todos devidamente equipados com máscaras de protecção, tendo sido depois encaminhada para o Hospital Curry Cabral, uma da unidades hospitalares de referência em Lisboa.
Tanto a passageira, como os demais passageiros, foram acompanhados pela Saúde 24.
Na altura, as autoridades disseram desconhecer se a mulher tinha entrado na estação de Santa Apolónia ou na estação da Gare do Oriente.
A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, em Dezembro de 2019, já infectou mais de 86 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram cerca de três mil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.
Em Portugal foi hoje confirmado um infectado e um outro caso que aguarda uma contraprova através de análise do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA).
O caso confirmado é o de um homem de 60 anos, que reportou os primeiros sintomas no dia 26 de fevereiro. O outro homem, de 33 anos, que aguarda a contra-análise reportou os primeiros sintomas no dia 29 de fevereiro.
Segundo a ministra da Saúde, Marta Temido, os dois homens, que estão internados no Porto, estão em boa condição de saúde e estiveram em Itália e em Espanha.