A passageira do comboio internacional Sud Express que alegou estar com sintomas de infecção pelo novo coronavírus na noite de domingo, no Entroncamento, testou negativo nas análises de detecção do Covid-19.

A jovem de origem asiática, de 21 anos, fez análises no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde esteve em isolamento durante a última madrugada.

Recorde-se que o comboio internacional esteve parado entre as 23h30 de domingo e as 2h00 de segunda-feira, na estação do Entroncamento, por a passageira ter alegado estar com sintomas de infecção pelo novo coronavírus.

A jovem saiu da composição por volta da 1h30, acompanhada por dois agentes da PSP do Entroncamento, todos devidamente equipados com máscaras de protecção, tendo sido depois encaminhada para o Hospital Curry Cabral, uma da unidades hospitalares de referência em Lisboa.

Tanto a passageira, como os demais passageiros, foram acompanhados pela Saúde 24.

Na altura, as autoridades disseram desconhecer se a mulher tinha entrado na estação de Santa Apolónia ou na estação da Gare do Oriente.

A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, em Dezembro de 2019, já infectou mais de 86 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram cerca de três mil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

Em Portugal foi hoje confirmado um infectado e um outro caso que aguarda uma contraprova através de análise do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA).

O caso confirmado é o de um homem de 60 anos, que reportou os primeiros sintomas no dia 26 de fevereiro. O outro homem, de 33 anos, que aguarda a contra-análise reportou os primeiros sintomas no dia 29 de fevereiro.

Segundo a ministra da Saúde, Marta Temido, os dois homens, que estão internados no Porto, estão em boa condição de saúde e estiveram em Itália e em Espanha.

Leia também...

Bancária de 43 anos acusada de desviar mais de 120 mil euros

Uma bancária de 43 anos, residente em Tomar, foi formalmente acusada de crime de peculato, no dia 18 de Junho, por ter desviado cerca…

Mais de 15.000 testes realizados no distrito de Santarém

Mais de 15.000 testes à covid-19 foram realizados, até ao momento, no distrito de Santarém, sobretudo a funcionários de lares e de creches e…

Torres Novas aprova orçamento de quase 38 ME para 2020

O executivo municipal de Torres Novas aprovou por maioria, com a abstenção do PSD e o voto contra do BE, em reunião extraordinária pública,…

Vários postos sem combustível no distrito de Santarém

Vários postos de combustível do distrito de Santarém já tem falta de combustível, na sequência da greve nacional decretada pelos motoristas de matérias perigosas.…