A Sala de Leitura Bernardo Santareno recebeu na sexta-feira, 6 de Março, mais uma sessão temática do Conselho Municipal da Juventude de Santarém (CMJ).

“Nesta sessão, os jovens conselheiros debateram o objetivo jovem europeu nº 10, que exige uma Europa Verde e Sustentável”, explicou Ricardo Rato, vereador da juventude do Município de Santarém.

“Pedimos aos participantes que reflectissem sobre diversas questões ambientais, indicando os principais problemas que sentem e que soluções propõem”, acrescenta.

Ricardo Rato salientou a importância destas sessões temáticas dos CMJ para o desenho e a construção do Plano Municipal da Juventude Scalabitana, informando ainda que as 11 temáticas a abordar surgem na sequência das escolhas definidas pelos jovens, que estão em linha com a nova estratégia europeia da juventude e com os Youth Goals, “objectivos jovens” da União Europeia.

Até ao momento o CMJ já debateu quatro temáticas: as organizações de juventude e programas europeus; a educação de qualidade; o trabalho digno para todas as pessoas; e, nesta sexta-feira, a Europa Verde e Sustentável.

“Não podemos querer desenhar políticas de juventude sem o apoio e a participação dos jovens. O objectivo destes Conselhos Municipais de Juventude é dinamizar esse espaço de cidadania”, conclui o vereador.

Leia também...

Candidaturas independentes com mais uma câmara do que em 2021

As candidaturas independentes conquistaram no domingo pelo menos 20 câmaras municipais, incluindo oito com maioria absoluta, mais uma do que em 2021, com um…

Câmara de Almeirim investe 1,2 ME em terreno para habitação e lares de idosos

A Câmara de Almeirim comprou um terreno com cerca de 4,5 hectares, num investimento de 1,2 milhões de euros, que será utilizado para construir…

Homem constituído arguido por suspeita de violência doméstica em Almeirim

Um homem de 45 anos foi constituído arguido por suspeita de violência doméstica e as autoridades apreenderam-lhe armas de fogo em Almeirim, no distrito…

Autarca de Mação anuncia reconstrução dos passadiços de Ortiga

A Câmara de Mação vai avançar com a reconstrução dos passadiços de Ortiga, inaugurados em 2023 à beira Tejo e destruídos no mesmo ano…