Entre 7 a 13 de Julho realizou-se mais uma edição da Colónia de Férias Desportivas organizada pela Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP). Esta edição contou com a presença de 25 jovens com diabetes, com idades entre os 9 e os 17 anos e teve lugar na Quinta da Fonte Quente, na Tocha.
Esta colónia de férias, que juntou jovens com diabetes tipo 1, teve como objectivo promover a aprendizagem sobre a doença e um melhor controlo da mesma através da partilha de experiências. Além dos momentos de conversa, onde cada um pôde expressar os seus sentimentos em relação à diabetes, estes jovens provaram que a diabetes não é uma barreira enquanto faziam actividades desportivas radicais como escalada, rappel, bodyboard e jogos de equipa.
Helena, jovem que já participou em várias edições da Colónia de Férias, diz que “as colónias da AJDP ajudam qualquer pessoa, de qualquer idade, tanto a nível do controlo da doença, como a nível pessoal”.
Destaca: “Para mim, o mais importante, o que mais me marcou nas colónias, foi fazerem-me sentir o mais em casa e o mais confortável possível em relação à diabetes. Pelo simples facto de toda a gente ter de fazer o mesmo, sentir o mesmo, ter as mesmas frustrações. Aqui somos capazes de cuidar uns dos outros como cuidamos de nós próprios”.
À semelhança de anos anteriores, a AJDP recebeu na Colónia de Férias jovens de famílias mais carenciadas, que participaram gratuitamente. O objectivo principal foi o de promover a aceitação da diabetes, ajudar a melhorar o controlo metabólico e fomentar a independência de cada um dos jovens.
A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal 13,3 por cento dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afectava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16 por cento da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2015 foram detectados cerca de 13,3 novos casos por cada 100 mil jovens com idades entre 0-14 anos.
[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015 do Observatório Nacional da Diabetes
A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 20 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens com diabetes a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005.
Em Santarém a associação tem desde este ano um núcleo funcional. O principal objectivo deste núcleo é aumentar a proximidade com as pessoas que recorrem à associação e se encontram nesta região do país.
Tendo em conta o número de jovens com diabetes e seus familiares e amigos que participam em iniciativas desportivas na região, o núcleo AJDP de Santarém criou uma equipa oficial, a “Diabetes Running Team”, que se estreou na Scalabis Night Race. O objectivo desta equipa é mostrar que a diabetes, quando adequadamente tratada, não é uma limitação.