Projecto assente no voluntariado deverá permitir a intervenção em três casas do concelho, contando com um orçamento que poderá rondar os 22 mil euros.

O executivo da Câmara de Santarém aprovou, na reunião pública de quinta-feira, dia 01 de Agosto, a minuta do protocolo para a realização do projecto “Just a Change 2019”, que tem como principal objectivo a realização de obras e pequenas reparações em casas com más condições de habitabilidade de famílias desfavorecidas do município.

O projecto da Associação Just a Change pretende transformar a vida daqueles que mais precisam, transformando as suas casas em lugares dignos, mobilizando jovens voluntários nesta acção.

Desde 2010, a associação já reabilitou mais de 170 casas e 40 instituições, tendo um impacto a vida de mais de 1400 beneficiários e mobilizando mais de 4500 voluntários nacionais e internacionais.

Em Santarém, está prevista a intervenção em três habitações, sendo que o Município dará suporte técnico e financeiro à operação, no montante de cerca de 7.500 por cada casa e a Associação Just a Change ficará encarregue das acções de terreno, nomeadamente através da mobilização de jovens voluntários e logística de obra.

Para viabilização do programa, designado foram ainda envolvidos parceiros locais, nomeadamente a União das Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, que vai disponibilizar instalações para assegurar o alojamento gratuito a todos os coordenadores e voluntários, no total de 25 pessoas, durante o período de intervenção (20 Agosto a 1 Setembro).

O Centro Nossa Senhora da Luz da Póvoa de Santarém, a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede e a Misericórdia de Pernes irão fornecer os almoços aos voluntários que irão colaborar em cada uma das três obras previstas.

Das situações sinalizadas e avaliadas em conjunto pelos Serviços de Acção Social da autarquia e pela Associação Just a Change, foram seleccionadas 3 habitações nas localidades de Alcanede, Pernes e Achete.

Trata-se de habitações propriedade de famílias que as habitam, “com baixos rendimentos e baixas competências pessoais e sociais”, que sem o apoio agora proposto não conseguiriam concretizar as melhorias das condições de habitabilidade.

A Associação Just a Change é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que visa a promoção da habitação condigna e a inclusão social e comunitária de famílias carenciadas, promovendo igualmente o envolvimento de jovens estudantes universitários voluntários.

Leia também...

O sistema de reinserção social do delinquente “está fragilizado e não funciona”

Juiz Jubilado Antunes Gaspar dá conferência em Santarém a convite do Rotary.

A magia do Natal está de regresso à Chamusca com o “Parque dos Sonhos”

Animação de rua, roda de Natal, carrosséis, pista de gelo, mercadinho de…
Foto de Arquivo

Homem detido por incumprimento de confinamento obrigatório

Um homem, de 33 anos de idade, foi detido pela PSP por…

Diego Ventura – Triunfo memorável em Jerez!

O rejoneador luso-espanhol Diego Ventura encerrou-se no passado domingo, dia 7 de…