“Lápis Azul: A Censura no Estado Novo” exposição cedida pelo Museu Nacional da Imprensa, estará patente até ao próximo dia 12 de Maio, na Galeria do Mercado Municipal em Coruche, e poderá ser visitada todos os dias das 9h às 12h e das 14h às 17h30, com entradas livres.

O Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, inaugurou no passado sábado um espólio de 48 anos de cortes, entre Junho de 1926 e Abril de 1974.

A exposição, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, apresenta dezenas de documentos ilustrativos da actuação censória no regime de António de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano.

O “lápis” começou como protecção do golpe militar de Gomes da Costa, iniciado em Braga e pouco a pouco foi-se transformando numa espécie de bisturi e guardião do tríptico “Deus, Pátria e Família” que regia ideologicamente a ditadura do Estado Novo.

Podemos observar em todo o espólio que era com o Lápis Azul que os censores decidiam aquilo que o país deveria saber, através da imprensa, rádio televisão, ou qualquer outro meio, como forma de divulgação. Na exposição, poderá observar, em alguns documentos expostos, que a própria Revolução dos Cravos foi também ela censurada.

Aquando da inauguração esteve presente a jornalista Diana Soller, que à conversa com uma sala repleta de expectadores, abordou vários temas da época antes e após, 25 de Abril, com testemunhos na primeira pessoa, igualmente temas actuais como populismos e “fakenews”, foram abordados.

Esta exposição é apenas um pequeno testemunho dos mecanismos censórios que vigoraram em Portugal durante 48 anos.

Leia também...

Vida e obra de Rafael Bordallo Pinheiro em exposição

Na galeria Municipal do Entroncamento.

Casa Madre Luiza Andaluz recebe exposição

Inaugura este domingo, dia 27 de Setembro, na Casa Madre Luiza Andaluz…

Caminhada, zumba e almoço nos Bombeiros de Alpiarça

A secção de Cultural e Desportiva A.C.D.B dos Bombeiros Municipais de Alpiarça…

“Verão In. Str… é um Espanto!” de 17 a 23 de Agosto com destaque para espectáculo dos ‘Três Bairros’

Concerto com os “Três Bairros”, no Largo do Seminário A iniciativa “Verão…