Está em construção, na localidade do Graínho, concelho de Santarém, um novo complexo social promovido pela Associação Casa dos Beirões do Ribatejo, com capacidade para dar resposta a cerca de 110 utentes, através de valências de Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

A obra, orçada em 2,2 milhões de euros, foi recentemente aprovada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo garantido um financiamento de 1,6 milhões de euros. A infra-estrutura está a ser implantada numa área de 2.100 metros quadrados, cedida pela Câmara Municipal de Santarém, e deverá estar concluída até 2026.

A ideia da construção deste complexo nasceu da própria realidade vivida pelos associados da instituição. “Tendo em conta que a maior parte dos nossos associados, talvez 80%, têm mais de 70 anos, começámos a observar algumas dificuldades nestas pessoas. A Câmara cedeu-nos um terreno e lançámos a candidatura”, segundo Dionísio Abreu, presidente da instituição.

O novo equipamento social terá capacidade para acolher 40 utentes em Lar, 20 em Centro de Dia e 50 no Serviço de Apoio Domiciliário, e incluirá ainda um posto médico e uma sala de fisioterapia. Segundo o presidente da Associação, a prioridade de admissão será dada a associados com baixos rendimentos.

Numa visita recente à obra, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, destacou que este investimento representa “a concretização de um sonho antigo” e “uma prioridade na resposta à população mais vulnerável do concelho”. O autarca congratulou ainda a direcção da instituição: “Parabéns ao presidente e à restante equipa desta importante instituição, que conta com o apoio total da Câmara Municipal de Santarém.”

Leia também...

Atleta do Clube de Natação de Torres Novas conquista medalha de Bronze na Roménia

Manuel Bartolomeu, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, conquistou uma medalha de bronze na Taça da Europa de Triatlo em Juniores, que…

Autarca de Abrantes alerta para danos “muito significativos” e necessidade de obras estruturais

O presidente da Câmara de Abrantes afirmou que a depressão Cláudia provocou danos “muito significativos” no concelho e fez cair o maior volume de…

Quase oito mil queixas de violência doméstica desde Janeiro e 460 detenções

As queixas por violência doméstica apresentadas à PSP aumentaram 1,8% no primeiro semestre do ano relativamente ao mesmo período de 2023, totalizando 7.706 denúncias,…

José Milhazes, Moita Flores e Fátima Lopes na Feira do Livro de Tomar

É já na próxima semana que começa aquela que será a mais longa edição da Feira do Livro de Tomar, aberta ao público no…