Está em construção, na localidade do Graínho, concelho de Santarém, um novo complexo social promovido pela Associação Casa dos Beirões do Ribatejo, com capacidade para dar resposta a cerca de 110 utentes, através de valências de Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
A obra, orçada em 2,2 milhões de euros, foi recentemente aprovada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo garantido um financiamento de 1,6 milhões de euros. A infra-estrutura está a ser implantada numa área de 2.100 metros quadrados, cedida pela Câmara Municipal de Santarém, e deverá estar concluída até 2026.
A ideia da construção deste complexo nasceu da própria realidade vivida pelos associados da instituição. “Tendo em conta que a maior parte dos nossos associados, talvez 80%, têm mais de 70 anos, começámos a observar algumas dificuldades nestas pessoas. A Câmara cedeu-nos um terreno e lançámos a candidatura”, segundo Dionísio Abreu, presidente da instituição.
O novo equipamento social terá capacidade para acolher 40 utentes em Lar, 20 em Centro de Dia e 50 no Serviço de Apoio Domiciliário, e incluirá ainda um posto médico e uma sala de fisioterapia. Segundo o presidente da Associação, a prioridade de admissão será dada a associados com baixos rendimentos.
Numa visita recente à obra, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, destacou que este investimento representa “a concretização de um sonho antigo” e “uma prioridade na resposta à população mais vulnerável do concelho”. O autarca congratulou ainda a direcção da instituição: “Parabéns ao presidente e à restante equipa desta importante instituição, que conta com o apoio total da Câmara Municipal de Santarém.”