A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída na segunda edição do livro electrónico de contos infantis “Children’s Tales from Around the World” lançado pela Expo 2020 Dubai, que devido à pandemia foi adiada para este ano.

Segundo avança o Jornal de Negócios, a iniciativa nasceu de uma parceira Câmara Municipal de Almeirim e a estrutura portuguesa dedicada à exposição mundial nos Emirados Árabes Unidos.

A lenda, que foi adaptada para inglês e conta com os desenhos inéditos da ilustradora Mariana Mattos, associa a gastronomia, a criatividade e o bom humor, com vontade de saber, praticar e partilhar coisas novas. Na adaptação para inglês, o título escolhido é “The Legend of the Stone Soup: A Humble Gastronomic Tale About Sharing”.

Originalmente, a lenda conta como um frade percorreu as ruas de Almeirim, com uma panela emprestada, para confeccionar uma sopa apenas com uma pedra.

O livro electrónico é uma colecção de 43 histórias com origem em quase duas dezenas de países e dirigidas ao público mais jovem, reunindo “histórias tradicionais e contos folclóricos que celebram as maravilhas do nosso planeta e do espírito humano”.

Pode descarregar aqui a colecção. A lenda da Sopa da Pedra pode ser lida a partir da página 299.

Foto: Ilustração Mariana Mattos

Leia também...

‘A Morte de um Caixeiro Viajante’ abre a programação de Setembro do Centro Cultural do Cartaxo

A peça de Arthur Miller, dramaturgo fundamental do teatro americano, sobe ao palco do Centro Cultural do Cartaxo (CCC), no próximo dia 4 de…

“Santarém precisa de uma política de incentivo aos artistas emergentes”

Nuno Labau é o responsável pela dança contemporânea da SRO e convida os alunos, crianças, jovens ou adultos a performances estimulantes. A sua formação…

Autarquia promove projecto para valorização ambiental e identitária de Valada

A freguesia ribeirinha de Valada, no concelho do Cartaxo, vai ser alvo de um projecto de valorização ambiental e identitária, em colaboração com as…

Grupo Académico alcança grandes êxitos na Chéquia

Bem se pode dizer que o Grupo Académico de Danças Ribatejanas, de Santarém, honrou os seus pergaminhos de quase setenta anos de existência e…