A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída na segunda edição do livro electrónico de contos infantis “Children’s Tales from Around the World” lançado pela Expo 2020 Dubai, que devido à pandemia foi adiada para este ano.

Segundo avança o Jornal de Negócios, a iniciativa nasceu de uma parceira Câmara Municipal de Almeirim e a estrutura portuguesa dedicada à exposição mundial nos Emirados Árabes Unidos.

A lenda, que foi adaptada para inglês e conta com os desenhos inéditos da ilustradora Mariana Mattos, associa a gastronomia, a criatividade e o bom humor, com vontade de saber, praticar e partilhar coisas novas. Na adaptação para inglês, o título escolhido é “The Legend of the Stone Soup: A Humble Gastronomic Tale About Sharing”.

Originalmente, a lenda conta como um frade percorreu as ruas de Almeirim, com uma panela emprestada, para confeccionar uma sopa apenas com uma pedra.

O livro electrónico é uma colecção de 43 histórias com origem em quase duas dezenas de países e dirigidas ao público mais jovem, reunindo “histórias tradicionais e contos folclóricos que celebram as maravilhas do nosso planeta e do espírito humano”.

Pode descarregar aqui a colecção. A lenda da Sopa da Pedra pode ser lida a partir da página 299.

Foto: Ilustração Mariana Mattos

Leia também...

FOTOGALERIA| Comerciantes do Centro Histórico de Santarém dão a cara na exposição “Olhar o Centro”

O projecto ‘Santarém Cultura’ está a promover a exposição “Olhar o Centro” que retrata em 20 fotografias, da autoria de Augusto Brázio e Nelson…

Biblioteca Municipal da Chamusca empresta livros em regime de take-away

A Biblioteca Municipal da Chamusca inicia esta segunda-feira, dia 11 de Maio, um novo serviço de empréstimo domiciliário de livros, revistas e dvd’s, em…

Biblioteca Municipal de Sardoal apresenta programação cultural diversificada para Fevereiro

A Biblioteca Municipal de Sardoal apresenta, durante o mês de Fevereiro, uma programação diversificada e dirigida a todas as idades. As atividades têm início…

Correio do Ribatejo à caça das memórias do Leão de Rio Maior

Estamos em Janeiro de 1973: a então pacata vila de Rio Maior andava em sobressalto, uma vez que se iam avolumando os relatos que…