Nuno Lopes é o novo seleccionador da França. O técnico que tem granjeado elogios à frente do Sp. Tomar/IPT é o eleito da federação gaulesa para conduzir uma geração já histórica à consolidação no ‘top-3’ europeu e mundial do hóquei em patins.

Vencedor da Taça CERS e da Supertaça António Livramento em 2015 pelo Sporting e da Taça de Portugal na pretérita temporada pelo Sp. Tomar/IPT, Nuno Lopes, de 52 anos, é o eleito para conduzir a selecção principal de França, num processo de escolha que vem desde Novembro.

O técnico regressou a Tomar em 2019, depois de ter partido para o Sporting em 2014. Pegando nos tomarenses a meio da temporada, não evitou a descida, mas – mesmo obrigado a uma liguilha – regressaria na época seguinte. E mais forte que nunca.

Nas três temporadas na 1.ª Divisão desde o regresso, o Sp. Tomar/IPT logrou sempre a presença no ‘play-off’, somando consistentes 39, 39 e 36 pontos. Esta época, no final da primeira volta, soma já 23. Às boas prestações no campeonato, juntam-se vários feitos dignos de registo, como, em 2021/22, a estreia na Liga Europeia, chegando às meias-finais, ou, em 2022/23, a histórica conquista da Taça de Portugal.

A missão de Nuno Lopes, que acumulará funções com o seu cargo no Sp. Tomar/IPT, é agora consolidar a França entre o ‘top-3’ europeu e mundial, que garante o estatuto de alta competição – e inerentes apoios financeiros – aos olhos do estado gaulês. A selecção francesa vive o melhor momento da sua história, mas ambiciona mais. Vice-campeã europeia em 2021 e, pela primeira vez, nos quatro primeiros do Mundo em 2019, a França conquistou pela primeira vez um bronze mundial em 2022.

Este ano, no final do próximo mês de março, há Taça das Nações em Montreux, que servirá de preparação para o objetivo maior do Campeonato do Mundo, que decorre em Setembro, em Itália.

Assente nos irmãos Di Benedetto – Carlo (FC Porto), Roberto (Benfica) e Bruno (Oliveirense) – e em Remi Herman (Riba D’Ave), os gauleses vão-se aproximando das históricas selecções de Portugal, Espanha e Itália há vários anos, mas Carlo tem apenas 27 anos e os gémeos Roberto e Bruno e o ‘irmão’ Remi 26.

Nuno Lopes sucede a Fabien Savreux, que deixou ‘Les Bleus’ após o Campeonato da Europa de Sant Sadurní, em julho último, com um quarto lugar marcado pelo constrangimento físico de Carlo Di Benedetto, tendo mesmo sido sujeito a intervenção cirúrgica.

Leia também...

Pedrógão Triatlo/CFDLP sagra-se Campeão Regional Jovem de Triatlo pelo segundo ano consecutivo

Realizou-se no Sábado, 18 de Junho, o I Aquatlo Jovem de Ourém, ultima etapa do Campeonato Regional Jovem do Litoral e Interior Centro, prova…

Grupo Desportivo de Benavente apresenta novo coordenador geral da formação

Tomás Recatia assumiu o cargo com “orgulho e responsabilidade”, destacando o compromisso de contribuir para o desenvolvimento desportivo e humano dos jovens da comunidade.…

José Manuel Constantino: elevar a fasquia do desporto nacional

José Manuel Constantino foi reeleito, no passado dia 10 de Março, para um terceiro mandato na presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP). O…

Salários em atraso leva plantel do CD Fátima a pedir intervenção do Sindicato dos Jogadores

Os jogadores do Centro Desportivo de Fátima, Futebol SAD, encontram-se com dois meses e meio de atraso no recebimento da sua remuneração, situação que…