A Rede de Bibliotecas Escolares, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Médio Tejo e o Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo promovem, nos dias 13 e 14 de Dezembro, a Maratona Fotográfica “Fotografar o nosso património religioso”.

As inscrições podem ser feitas até dia 15 de Novembro, nas bibliotecas escolares e bibliotecas municipais. O evento, com uma fase concelhia e outra intermunicipal, terá início às 13h de sexta-feira, dia 13 de Dezembro, e termina às 12h59 de dia 14 de Dezembro.

Cada um dos participantes será livre de fazer o percurso que desejar ou de se associar aos percursos promovidos pelos concelhos organizadores deste evento, que serão organizados e divulgados pelas bibliotecas escolares e municipais, concelho a concelho.

A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita do Cartaxo, que integra a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo, será responsável pela organização e divulgação do percurso neste concelho.

Os trabalhos a concurso serão classificados pela sua qualidade técnica (iluminação, exposição, foco, edição), pela sua composição (criatividade, perspectiva, centro de interesse, harmonia) e pela sua mensagem (estilo, contexto, expressão, narratividade).

Esta maratona procura valorizar e promover o património religioso local, de todos os concelhos envolvidos, fomentando o estabelecimento de parcerias de âmbito municipal, intermunicipal e europeu.

“Fotografar o nosso património religioso” pretende estimular, reconhecer e premiar a capacidade e criatividade fotográfica dos participantes, a quem serão atribuídos prémios nas duas fases. As fotos classificadas em primeiro lugar na fase concelhia, em cada um dos escalões, transitarão à fase intermunicipal, onde serão avaliadas por um júri intermunicipal.

Uma iniciativa inserida no projecto “Marcas na História”, que surgiu da necessidade de reforçar o papel das bibliotecas escolares e municipais na dinamização de projectos agregadores, entre os agrupamentos de escolas, biblioteca municipais e a comunidade em geral, também em articulação com outros parceiros.

Leia também...

“Lápis Azul: A Censura no Estado Novo” patente até 12 de Maio em Coruche

“Lápis Azul: A Censura no Estado Novo” exposição cedida pelo Museu Nacional…

João Gomes Moreira – “Um Percurso de Vida”. Quase autobiografia…

Quando olho para trás, assim em jeito de balanço da vida, o…

Palestra de Cosmosofia e lançamento do livro «A Luz do Peregrino» com Daniel Gagliardo

A Sociedade Recreativa Operária promove no próximo dia 23 de Maio, pelas…

Casa dos Patudos recebeu “Evocação do arquiteto Raúl Lino”

Decorreu no domingo, dia 14 de setembro, na Casa dos Patudos –…