A Rede de Bibliotecas Escolares, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Médio Tejo e o Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo promovem, nos dias 13 e 14 de Dezembro, a Maratona Fotográfica “Fotografar o nosso património religioso”.
As inscrições podem ser feitas até dia 15 de Novembro, nas bibliotecas escolares e bibliotecas municipais. O evento, com uma fase concelhia e outra intermunicipal, terá início às 13h de sexta-feira, dia 13 de Dezembro, e termina às 12h59 de dia 14 de Dezembro.
Cada um dos participantes será livre de fazer o percurso que desejar ou de se associar aos percursos promovidos pelos concelhos organizadores deste evento, que serão organizados e divulgados pelas bibliotecas escolares e municipais, concelho a concelho.
A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita do Cartaxo, que integra a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo, será responsável pela organização e divulgação do percurso neste concelho.
Os trabalhos a concurso serão classificados pela sua qualidade técnica (iluminação, exposição, foco, edição), pela sua composição (criatividade, perspectiva, centro de interesse, harmonia) e pela sua mensagem (estilo, contexto, expressão, narratividade).
Esta maratona procura valorizar e promover o património religioso local, de todos os concelhos envolvidos, fomentando o estabelecimento de parcerias de âmbito municipal, intermunicipal e europeu.
“Fotografar o nosso património religioso” pretende estimular, reconhecer e premiar a capacidade e criatividade fotográfica dos participantes, a quem serão atribuídos prémios nas duas fases. As fotos classificadas em primeiro lugar na fase concelhia, em cada um dos escalões, transitarão à fase intermunicipal, onde serão avaliadas por um júri intermunicipal.
Uma iniciativa inserida no projecto “Marcas na História”, que surgiu da necessidade de reforçar o papel das bibliotecas escolares e municipais na dinamização de projectos agregadores, entre os agrupamentos de escolas, biblioteca municipais e a comunidade em geral, também em articulação com outros parceiros.