O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria do Tejo já iniciou os testes de despistagem à covid-19 aos bombeiros, forças de segurança e aos profissionais de saúde.
O ACES – Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria do Tejo iniciou os testes às forças de segurança e bombeiros e o Hospital Distrital de Santarém (HDS) aos profissionais de saúde, tanto da unidade hospitalar como dos centros de saúde da região.
Todos os profissionais destes sectores que vão ser alvo de teste estão na linha da frente no combate à pandemia covid-19.
A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) espera ainda durante esta semana iniciar o mesmo procedimento nos lares da região.
Recorde-se que, no início do mês de Abril, municípios da Lezíria do Tejo apelaram ainda à intensificação dos testes covid-19 na região, com especial enfoque na realização de testes aos funcionários e utentes dos lares de idosos da região, onde mostraram disponibilidade para colaborar com a administração de saúde.
Na mesma altura, os municípios da CIMLT ajudaram o ACES Lezíria a encontrar voluntários para assistentes operacionais para realizar tarefas nas unidades de saúde onde se realizam testes covid-19.
A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) integra os municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Azambuja.
Tem uma área geográfica de 4 .275 quilómetros quadrados e uma população de 247.453 habitantes (de acordo com os Censos 2011) e corresponde à NUT III da Lezíria do Tejo.