Temporada escalabitana adiada para 2021

A Associação “Praça Maior”, responsável pela gestão da Monumental “Celestino Graça”, em Santarém, tomou a decisão de cancelar a Temporada de 2020, adiando os três espectáculos anunciados para o ano de 2021, mantendo os mesmos cartéis.

Esta terá sido, certamente, uma das mais difíceis decisões que a Associação “Praça Maior” terá tido necessidade de tomar, pois, nesta perspectiva, esta será a primeira temporada em que a Monumental “Celestino Graça” poderá não acolher nenhum espectáculo taurino – note-se que mesmo em 2018, ao contrário do que se costuma afirmar, se realizou no tauródromo escalabitano um espectáculo, que foi o festival de despedida do bandarilheiro Pedro Gonçalves (21 de Outubro).

Esta decisão colheu de surpresa os aficionados portugueses, gerando distintas reacções. Pelos ecos que nos têm chegado, muitos são os que consideram extemporânea esta medida, posto que ainda estamos a cerca de seis meses do final da temporada e as circunstâncias sanitárias até têm vindo a melhorar, enquanto outros consideram que se não houver condições para “encher” a Praça, então mais vale não se realizar nada. Apesar de esta decisão assentar num dos piores cenários – que pese embora que não nos agrade, temos de o levar em linha de conta – a “Praça Maior” ainda deixa em aberto a possibilidade de promover um espectáculo nesta época. Oxalá, pois tal será um bom sintoma.

PUBLICIDADE

Entretanto, aqui fica, um excerto do Comunicado divulgado pela Associação “Praça Maior”:

“O rigor no cumprimento e o respeito pelos seus valores, são dois factores decisivos para o sucesso de qualquer Missão. A Honestidade, a Responsabilidade, a Amizade e a Paixão são alguns dos valores que nos movem, que nos ajudam a crescer e dos quais nunca abdicaremos!  São estes os valores que traduzem a Cultura da Associação “Praça Maior”; são estes os valores que tão bem têm sido assimilados e transmitidos por todos aqueles que connosco decidiram abraçar esta Missão.

Foi com este espírito e compromisso que desenhámos a temporada 2020 e que levamos a gestão da Monumental “Celestino Graça”, com o desejo de a tornar, cada vez mais, uma Praça Maior e que, a partir dela, se defenda e promova a Tauromaquia. Infelizmente o país e o Mundo pararam, o inimaginável está a acontecer, e agora somos obrigados a olhar uns pelos outros.

Cabe-nos hoje respeitar, de forma rigorosa, todas as recomendações oficiais, sejam dos organismos de saúde pública sejam do Governo, contribuindo, assim, para a nossa protecção e da comunidade em que nos inserimos. O nosso sentido de responsabilidade e solidariedade comunitária deve estar presente em cada um dos nossos gestos e comportamentos.

(…) Neste contexto e face às rigorosas restrições em vigor, que se prevêem duradouras, a nossa temporada ficou comprometida. Pensando na melhor solução possível para todos, tomámos a decisão de adiar para 2021 as três corridas de Abono previstas, mantendo e respeitando a constituição de todos os cartéis já anunciados (cavaleiros, matador, forcados e ganadarias).

Apesar de se anteverem tempos muito difíceis e de estarmos já a viver num contexto económico muito fragilizado, que, provavelmente, se vai agravar nos próximos meses, continuamos confiantes e com esperança!

Neste sentido e tendo consciência da responsabilidade e importância da “nossa” praça no panorama taurino português e na dinamização económica, cultural e popular da cidade de Santarém e do nosso País, fica aqui a nossa promessa de que tudo faremos para, ainda este ano e se as directrizes governamentais assim o permitirem, promover um espectáculo tauromáquico na Monumental “Celestino Graça”.

Sairemos desta situação mais solidários, mais generosos e mais responsáveis! Queremos também dizer-vos que prosseguiremos com mais força, mais unidos e com mais determinação na defesa dos interesses da Monumental “Celestino Graça” e de todos os aficionados e abonados que connosco caminham nesta Missão.

Os dias difíceis irão passar e nessa altura voltaremos, em Festa, às bancadas da Monumental “Celestino Graça” para celebrar um Futuro Maior.”

Ludgero Mendes

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS