No âmbito do projecto Lezíria + Sustentável, dinamizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, foi desenvolvida uma ferramenta gratuita para apoio à criação de planos estratégicos de circularidade (riscos e oportunidades).

A Ferramenta de Diagnóstico e Auto-Avaliação foi desenhada de maneira a permitir que cada empresa utilizadora, num espaço de 15 a 20 minutos, perceba, através de um teste, as vertentes no âmbito da sustentabilidade e circularidade em que se encontra num estágio avançado, as vertentes em que ainda há espaço para melhorar, e ainda as oportunidades para atingir estágios de sustentabilidade e circularidade mais avançados.

Para além disso, a ferramenta combina ainda as preocupações de Sustentabilidade e Rentabilidade, uma vez que inclui aspetos de aumento de vendas (volume e/ou preço), aumentos de margens e/ou reduções de custos em todas as suas secções.

A ferramenta guia as empresas na resposta a questões específicas a cada um dos quatro macro-setores identificados como mais representativos da região, nomeadamente, o sector Agroflorestal (com ênfase no Agroindustrial), o sector da Metalomecânica, o sector dos Transportes e Logística e o sector Ambiente e Resíduos. Respondidas as questões em função da área de actividade, as empresas obtêm como resultado, uma primeira base para a elaboração de um relatório de sustentabilidade, bem como pistas sobre o que podem ser os próximos passos nesta matéria.

Para mais informações sobre o projecto – ou sobre a Ferramenta de Diagnóstico e Auto-Avaliação – os interessados devem contactar a NERSANT através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500. Importa ainda referir que a ferramenta está já operacional, podendo as empresas iniciar o seu diagnóstico de sustentabilidade e circularidade através da consulta ao portal do projeto Lezíria + Sustentável, em leziria-sustentavel.nersant.pt.

O Lezíria + Sustentável é um projecto promovido pela NERSANT e pela CIMLT, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo.

Leia também...

Ourém liderou pela primeira vez a criação de empresas na região

Na análise mensal à criação de sociedades, a NERSANT – Associação Empresarial…
Foto de Arquivo

Chamusca lança programa de apoio ao comércio local

A Câmara Municipal da Chamusca está a lançar um ‘Programa de Apoio…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Espírito de Natal vai premiar compradores do comércio tradicional de Santarém

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) vai este ano apostar…