A Linhaceira participou activamente nas Jornadas Europeias do Património, numa iniciativa conjunta do Município de Tomar e do Convento de Cristo que levou àquele monumento a actuação comentada do Rancho Folclórico e a recriação de uma aula em que o professor António Augusto Ferreira, um dos principais impulsionadores da criação da escola local, explicou a História da aldeia e o caminho para concretizar a instalação do estabelecimento de ensino.

A ocasião serviu também para o anúncio público de que o centenário da abertura da escola será festejado dia 10 de Novembro, com a recriação de uma aula e de um dia na aldeia em 1918.

A iniciativa contará com um apoio significativo da parte do Rancho Folclórico, mas está aberta à participação de todos os linhaceirenses, habitantes da freguesia, do concelho e de fora dele. A forma mais simples de participarem é vestindo roupa semelhante à da época, ajudando assim a criar o ambiente. Mas são especialmente bem-vindos todos aqueles que tenham mais alguma coisa para oferecer (ou emprestar), desde mobiliário, louça ou objectos diversos que ajudem a compor o espaço, até quem possa demonstrar ofícios antigos, jogos tradicionais, recriar cenas da taberna, andar de bicicleta pasteleira, de burro ou de carroça, etc.

Todas as sugestões serão bem acolhidas. Podem usar o e-mail da equipa organizadora do Centenário das Escolas na Linhaceira, bibliotecalinhaceira@gmail.com ou o telefone 914 961 072.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.