Agosto começou com pé direito com a apresentação, no passado domingo, 1 de Agosto, do livro “A casa da minha Avó”, de Lurdes Vicente. O livro foi apresentado na aldeia de Queixoperra, no largo da Associação local.

Partindo da casa da avó Lurdes Vicente apresenta, neste livro, as pessoas, o património, as tradições, as histórias, curiosidades, receitas, entre muitos factos interessantes sobre a aldeia de Queixoperra. Tudo começou em criança, à lareira, onde ouvia os mais velhos contar histórias. O gosto por conhecer e saber mais sobre a história da terra nunca mais deixou Lurdes Vicente. E culminou com a recolha, compilação e edição em livro daquilo que foi sabendo sobre a sua terra.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, fez a apresentação do livro, assim como o Prefácio do mesmo, a convite da autora. Vasco Estrela referiu que “o grande mérito que este livro tem é o facto de ser muito fiel às tradições e ajudar a perpetuar a história e a memória da terra. Para que também as gerações vindouras conheçam a terra dos seus antepassados.” Sobre a autora referiu estar de parabéns por ter tido a coragem, sendo um acto de coragem escrever um livro assumindo que é a sua visão das coisas e partilhá-la com todos.

Vasco Estrela referiu ainda o apego das pessoas à Queixoperra e que todos devem acarinhar o livro. Por fim deixou o apelo e sugestão de que outras pessoas escrevam sobre as suas terras sendo que a Câmara apoiou este, como já apoiou outros e continuará a apoiar, à luz da sua Colecção Memórias.

A convite da autora, a sua amiga e colega Rosário Wahnon leu um dos textos do livro, sobre uma das pessoas que marcaram a infância de Lurdes.

De seguida Brigite Lopes, com raízes e residente em Queixoperra leu uma das lendas de bruxas partilhada pela própria à autora, sendo protagonizada pelo seu próprio avô.
Vasco Marques, natural da terra e ligado à Associação falou da mesma, do papel associativo da Lurdes na terra sendo que um dos capítulos é precisamente dedicado ao Centro Recreativo e Cultural de Queixoperra. De referir que o lucro da venda do livro é precisamente para a Associação.

José Fernando Martins, Presidente da União de Freguesias, que também apoiou o livro, deixou também algumas palavras à autora, pessoas que muito tem dado à terra, sublinhou importância do livro para a terra que, como todas as aldeias, tem as suas histórias características que vão passando de forma oral mas que tendem a perder-se referindo a importância de haver quem tenha a coragem de as registar.

Por fim a autora, comovida e nervosa, referiu ser um dia muito importante da sua vida, agradeceu a presença de todos e deixou em forma de agradecimento umas palavras a quem a apoiou e acompanhou na vida e na produção do livro.

Referir que o livro é dedicado à sua mãe e avó, cujas fotografias a acompanharam na mesa da sessão e às suas quatro netas.

Um livro carregado de história, que faz história na aldeia de Queixoperra, um hino à sua memória, alma e identidade.

Leia também...

Museu Municipal Carlos Reis em Torres Novas apresenta exposição ‘online’ de arte contemporânea

O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, apresenta hoje o primeiro episódio da sua primeira exposição ‘online’ de arte contemporânea, no âmbito do…

Escritora de Santarém entre os três premiados do Concurso Literário Poeta António Aleixo

Ana Simão, residente em Santarém, foi a segunda classificada da primeira edição do Concurso de Escrita Criativa Poeta António Aleixo, que decorreu de 15…

Almeirim volta a ser capital do cinema com o ‘3in1 Film Fest’

Almeirim vai voltar a ser a capital do cinema entre 25 e 27 de Novembro, com a realização do da quarta edição do “3in1…

Música na Fonte das Figueiras e no Largo Padre Chiquito

A histórica Fonte das Figueiras, em Santarém, vai ser palco, na quinta-feira, do espectáculo de acordeão a solo ‘Iter trium centuriarum’, de Flávio Bolieiro,…