Nos dias 27 e 28 de Maio, realizou-se o Encontro Regional de Lobitos (escuteiros dos 6 aos 10 anos) na cidade de Rio Maior. Este encontro contou com a presença de 362 participantes, entre Lobitos, Dirigentes e Caminheiros, e ainda cerca de 50 elementos do staff.

Durante a manhã de sábado, depois da Montagem de Campo e da Cerimónia de Abertura, no Campo Escutista de Rio Maior (inaugurado informalmente com a realização desta actividade), seguiu-se um jogo de cidade com diversos pontos a destacar, tais como, a Vila Romana de Rio Maior, a Fonte Velha, o Parque do Rio, entre outros, o que levou à circulação das Alcateias pela comunidade da cidade.

Acerca do jogo de cidade, diz-nos a Catarina, dirigente do agrupamento 44 –

Tomar: “Fizeram-nos viver o imaginário e deram que fazer a todos os lobitos, pois os postos, perguntas e desafios eram diversificados e muito adaptáveis às características e interesses da miudagem. Até nos permitiram conhecer algumas habilidades e revelações dos nossos próprios lobitos”.

Durante este dia, enquadrado no imaginário do triénio “Cótique à descoberta da Selva”, viveu-se “o Acampamento”. O Cótique, uma foca branca, veio então até Rio Maior, de mochila às costas, tendo perdido todo o material pelo caminho. Cada posto do Jogo de Sábado correspondia a um objecto que devia estar na mochila e que os Lobitos deviam recuperar para que o Cótique pudesse, efectivamente, acampar. O calor foi enfrentado com a boa disposição e alegria dos Lobitos.

“Eu gostei muito desta atividade do Encontro Regional dos Lobitos 2022, encontrei meninos da minha família da actividade de S. Jorge, a comida estava deliciosa, os jogos foram muito divertidos. Gostei muito do local onde ficamos e pernoitamos”. diz a Lobita Maria João do agrupamento 1120 – Cartaxo.

No fim do jogo, foram reunidas todas as Alcateias no Pavilhão Multiusos, dando seguimento à actividade com um Conselho de Guias para aprovar o progresso do Cótique e um Conselho de Animação para preparar a Flor Vermelha (Festa dos lobitos). A Eucaristia realizou-se no Pavilhão Multiusos, por volta das 19h, seguida de jantar, servido pelos pais do Agrupamento 403 – Rio Maior. Seguiu-se um jogo noturno à descoberta das personagens do Livro da Selva, pelo caminho de terra que liga o Pavilhão ao Campo Escutista. Já em campo, foi realizada a Flor Vermelha com a participação dos animadores das Alcateias da Região de Santarém, guiados por membros do Covil Regional (Equipa Regional Pedagógica para a I secção), através de um pequeno teatro com base no imaginário.

“O jogo nocturno conquistou o pico de satisfação de alguns dos nossos lobitos que viram o seu “Lobo Valente” posto à prova com sucesso; a Flor Vermelha foi uma ternurinha e um excelente exemplo de como fazer efeitos especiais em campo com lobitos”, refere Catarina, a Aquelá do 44 – Tomar.

No dia seguinte, foram realizados diversos jogos dinâmicos em torno da área desportiva de Rio Maior, que puseram os Lobitos a mexer e a aprender. A actividade terminou pelas 16h, depois de um encerramento que contou com a presença de membros do executivo da Junta Regional de Santarém e um «Até Já» caloroso ao Cótique. “Fiquei a conhecer outros agrupamentos e os seus gritos de alcateia. Aprendi novas músicas e coreografias que vou guardar na minha memória” conclui a Lobita Teresa do agrupamento 1120 – Cartaxo.

Desta actividade fica um balanço positivo feito pelo Covil Regional. Foi o primeiro acampamento presencial depois do período pandémico, onde foi possível reunir tantos Lobitos. Uma mais-valia no seu crescimento e desenvolvimento.

“Os miúdos adoraram o convívio, desfrutar da natureza e de todas as actividades que estavam disponíveis durante o encontro. Foi incrível vê-los partilhar de novo estes momentos com os outros agrupamentos. Eles voltaram para casa com um enorme sorriso e com imensas recordações”,  conclui Paula, dirigente do agrupamento 52 – Santarém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…