O escalabitano Ludgero Mendes tomou posse como presidente da Assembleia-Geral (AG) da Federação de Folclore Português (FFP), no passado domingo, 5 de Janeiro, em Vila de Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia.

Ludgero Mendes, que é um dos principais impulsionadores do Festival de Folclore Celestino Graça e do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, já tinha assumido o cargo de presidente do Conselho Fiscal da FFP durante 27 anos, passando depois para membro da direcção e ao assumir a presidência da AG, tornou-se no único associado que passou pelos três mais importantes órgãos sociais da FFP.

Ludgero Mendes é um dos membros fundadores da Federação do Folclore Português e em 2019 foi distinguido com o Colar de Mérito da Federação do Folclore Português. Foi ainda membro e coordenador do Conselho Técnico Regional do Ribatejo durante vários mandatos.

É também conhecido o seu empenho na defesa do movimento associativo e o trabalho meritório no campo do folclore e da etnografia regional e nacional no qual se tem constituído uma personalidade incontornável, tanto nos domínios da conceptualização teórica, da problemática técnica como no acompanhamento que tem prestado a inúmeros grupos e instituições de todo o país.

A Federação de Folclore Português foi constituída em Maio de 1977 completando em 2020, 43 anos de existência.

Leia também...

Conjunto!Evite lançam segundo LP “Se isto é um Disco”

O Conjunto!Evite revela nome, capa e alinhamento do seu aguardado segundo LP, o “Se isto é um Disco” que está disponível para escuta e…

“Visionários” reúnem-se sábado no Complexo da Levada em Tomar

O encontro anual dos grupos de “Visionários”, espectadores que participam na definição da programação da Artemrede, realiza-se sábado no Complexo da Levada, em Tomar,…

Cortes e Lendas regressam a Santarém no dia 30 de Abril

O Convento de S. Francisco volta a receber, entre os dias 30 de Abril e 2 de Maio, o evento Cortes e Lendas Santarém…

Santarém recebe investigadores do projecto ‘Resiliência nos Territórios’

  Uma Comitiva Internacional constituída por 25 investigadores/as, provenientes do Canadá, China, Japão, Bangladesh, Índia, Paquistão, Irão, Brasil, México, Itália, Estados Unidos da América…