O escalabitano Ludgero Mendes tomou posse como presidente da Assembleia-Geral (AG) da Federação de Folclore Português (FFP), no passado domingo, 5 de Janeiro, em Vila de Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia.

Ludgero Mendes, que é um dos principais impulsionadores do Festival de Folclore Celestino Graça e do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, já tinha assumido o cargo de presidente do Conselho Fiscal da FFP durante 27 anos, passando depois para membro da direcção e ao assumir a presidência da AG, tornou-se no único associado que passou pelos três mais importantes órgãos sociais da FFP.

Ludgero Mendes é um dos membros fundadores da Federação do Folclore Português e em 2019 foi distinguido com o Colar de Mérito da Federação do Folclore Português. Foi ainda membro e coordenador do Conselho Técnico Regional do Ribatejo durante vários mandatos.

É também conhecido o seu empenho na defesa do movimento associativo e o trabalho meritório no campo do folclore e da etnografia regional e nacional no qual se tem constituído uma personalidade incontornável, tanto nos domínios da conceptualização teórica, da problemática técnica como no acompanhamento que tem prestado a inúmeros grupos e instituições de todo o país.

A Federação de Folclore Português foi constituída em Maio de 1977 completando em 2020, 43 anos de existência.

Leia também...

Santuário de Fátima altera programa de cerimónias do final do ano

O Santuário de Fátima anunciou hoje a alteração do programa de celebrações previsto para os dias 31 de Dezembro e 01 de Janeiro, para…

II Mostra Gastronómica de Caça do Ribatejo na Póvoa da Isenta entre 28 de Fevereiro e 1 de Março

A Freguesia de Póvoa da Isenta, no concelho de Santarém, recebe entre os dias 28 de Fevereiro e 1 de Março, a “II Mostra…

Festival do Cogumelo da Parreira com os chefes Chakall e Marco Costa

A III edição do Festival do Cogumelo da Parreira realiza-se de sexta-feira a domingo, juntando gastronomia, animação musical, bares, artesanato, cozinha ao vivo e…

Escritor de Alcanhões vence Prémio Literário Cidade de Almada

Samuel Pimenta, escritor natural de Alcanhões, concelho de Santarém, venceu a 31.ª edição do Prémio Literário Cidade de Almada/Poesia com a obra “Ascensão da…