O escalabitano Ludgero Mendes tomou posse como presidente da Assembleia-Geral (AG) da Federação de Folclore Português (FFP), no passado domingo, 5 de Janeiro, em Vila de Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia.

Ludgero Mendes, que é um dos principais impulsionadores do Festival de Folclore Celestino Graça e do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, já tinha assumido o cargo de presidente do Conselho Fiscal da FFP durante 27 anos, passando depois para membro da direcção e ao assumir a presidência da AG, tornou-se no único associado que passou pelos três mais importantes órgãos sociais da FFP.

Ludgero Mendes é um dos membros fundadores da Federação do Folclore Português e em 2019 foi distinguido com o Colar de Mérito da Federação do Folclore Português. Foi ainda membro e coordenador do Conselho Técnico Regional do Ribatejo durante vários mandatos.

É também conhecido o seu empenho na defesa do movimento associativo e o trabalho meritório no campo do folclore e da etnografia regional e nacional no qual se tem constituído uma personalidade incontornável, tanto nos domínios da conceptualização teórica, da problemática técnica como no acompanhamento que tem prestado a inúmeros grupos e instituições de todo o país.

A Federação de Folclore Português foi constituída em Maio de 1977 completando em 2020, 43 anos de existência.

Leia também...

Festival Gastronómico do Tordo está de volta à freguesia de Monsanto

A freguesia de Monsanto, em parceria com o Clube Amador de Caça…

Artesão de Santarém leva arte do Bunho a Lisboa

O Summer Camp de tecnologias de cestaria portuguesa junta cinco artesãos a…

Torres Novas atribui Medalha de Honra do Município a Pedro Barroso

O Municipio de Torres Novas decidiu e aprovou por unanimidade na reunião…

Câmara de Rio Maior investe 530 mil euros na requalificação da casa do poeta Ruy Belo

A Câmara Municipal de Rio Maior vai investir 530 mil euros na…