A mais antiga locomotiva a vapor existente em Portugal, a “Andorinha”, que integra o espólio do Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, vai ser alvo de “uma intervenção profunda de restauro”.

Em comunicado, o MNF afirma que a locomotiva, parqueada em Nine (Vila Nova de Famalicão, Braga) desde 2002, altura em que foi retirada da antiga secção museológica de Braga, antes de ser recolhida para a intervenção no Entroncamento, vai integrar, a partir de sexta-feira e até domingo, a Automobilia, evento que decorre em Aveiro e que visa a “promoção, divulgação e preservação histórica” dos meios de transporte.

O processo de recuperação e restauro, coordenado pela Fundação do Museu Nacional Ferroviário e desenvolvido em parceria com a câmara municipal de Vila Nova de Famalicão e a junta de freguesia de Nine, tem por objectivo “preservar este singular exemplar do património ferroviário nacional”, que ficará depois exposto para visita no Museu Ferroviário de Lousado, “num novo espaço a ser criado e com temática também alusiva à freguesia de Nine”.

Fabricada em 1856 em Inglaterra por William Fairbaim&Sons, a “Andorinha” foi adquirida no ano seguinte num lote de quatro locomotivas destinadas ao caminho-de-ferro do Leste (Lisboa-Elvas), tendo, entre outras funções, assegurado os primeiros serviços rápidos de Lisboa – Santa Apolónia a Vila Nova de Gaia e o apoio na construção das linhas do Minho e do Douro, tratando-se de “um símbolo nacional, regional e local”, acrescenta.

Leia também...

Eleição para a Junta de Freguesia de Pernes repete-se domingo

Os eleitores da freguesia de Pernes, no concelho de Santarém, voltam domingo às urnas para resolver o empate registado no passado dia 26 de…

João Moura homenageado em Estremoz

Estremoz recebeu uma corrida de toiros na qual foi homenageado o consagrado cavaleiro João Moura pelos seus 45 anos de alternativa. Referência do toureio…

Linha do Norte cortada na Ribeira de Santarém devido a despiste

A Linha Ferroviária do Norte esteve cortada durante cerca de uma hora esta madrugada, na Ribeira de Santarém, devido ao despiste de uma viatura…

“Só mostrar apresentações em PowerPoint já não serve o aluno de hoje”

Susana Colaço, directora da Escola Superior de Educação de Santarém.