Foto: Rui Louraço

As chuvas intensas associadas à tempestade Marta deixaram hoje 108 vias rodoviárias afetadas no distrito de Santarém, com cortes de trânsito, povoações isoladas e inundações urbanas em vários concelhos da Lezíria e do Médio Tejo, informou a Proteção Civil.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indica que, apesar de “oscilações”, os caudais fluviais se mantêm elevados, situação que deverá continuar nas próximas horas devido à persistência de precipitação forte e ao escoamento das barragens da bacia do Tejo, levando à manutenção do alerta vermelho (o mais elevado) no Plano Especial de Emergência para Cheias.

No concelho de Salvaterra de Magos, permanecem submersos vários acessos na zona de Muge e Escaroupim, incluindo a Ponte Rainha Dona Amélia e a estrada entre o Parque de Campismo e Muge.

No Cartaxo, está isolada a povoação do Setil, bem como as populações de Valada, Porto de Muge e Palhota, encontrando-se submersos eixos como a Estrada Nacional (EN) 114‑2 e a EN3‑2.

O concelho de Santarém regista dezenas de vias cortadas, entre as quais a Ponte do Alviela, acessos em Vale de Figueira e Pernes e diversas ruas na Ribeira de Santarém, estando ainda evacuada a povoação de Caneiras.

Na Golegã, há estradas municipais inundadas, campos agrícolas alagados na zona do Paul do Boquilobo e uma ponte em risco de colapso na Estrada Municipal (EM) 572.

No município da Chamusca, está interditado o transporte fluvial entre Arripiado e Tancos, e várias estradas nas freguesias de Vale de Cavalos, Ulme e Chouto foram submersas.

Em Coruche, a EN119 encontra‑se cortada entre Biscainho e Quinta Grande devido à água.

Em Alpiarça, a situação permanece complexa, com a EN368 submersa, inundações no Frade de Cima, cortes na EM1369 e danos na plataforma da estrada rural que liga a Reserva do Cavalo Sorraia à ETAR de Almeirim. A água galgou a Vala de Alpiarça em vários pontos, inundando o Parque do Carril e outras estradas rurais, deixando isoladas as Quintas da Lagoalva (de Cima e de Baixo), Vale e Arsénio e várias zonas agrícolas.

Já no concelho da Azambuja, as localidades de Carvalhos, Manique do Intendente e Azambuja encontram‑se isoladas, enquanto o acesso a Maçussa está interditado.

No município de Benavente, várias estradas encontram‑se igualmente cortadas, incluindo a EM1456 e troços da EN118, bem como acessos ao Parque Ribeirinho, que está inundado. Foram registadas submersões em vias rurais e estradas de ligação a Samora Correia e Salvaterra de Magos.

Em Almeirim, a circulação está interrompida em diversos troços das estradas regionais A2 e A6, e em várias estradas municipais próximas de Fazendas de Almeirim e da Tapada, com lençóis de água a impedir a passagem.

No Médio Tejo, o concelho de Abrantes apresenta vários pontos submersos, incluindo o Aquapolis, a estação de canoagem de Alvega, troços da EN118 e parte da EN2.

Também Entroncamento tem uma estrada municipal alagada e em Constância toda a zona ribeirinha está submersa, incluindo o parque de estacionamento, a Rua do Tejo, a Praça Alexandre Herculano e a Estrada do Campo.

Em Torres Novas, a EM570 encontra‑se submersa, bem como estradas rurais que ligam Ribeira Branca a Zibreira.

Em Vila Nova da Barquinha, os cais do Almourol e de Tancos estão submersos, tal como o parque ribeirinho, e uma ponte na Quinta da Cardiga está em risco de ruir.

No Sardoal, a área de lazer da Lapa encontra‑se inundada, enquanto em Tomar foram registadas submersões no Caminho Municipal 1134, na Charneca do Maxial e na Avenida António Fonseca Simões.

Segundo a Proteção Civil, a situação meteorológica poderá causar inundações urbanas, cheias por transbordo de cursos de água, movimentos de massa devido à instabilidade de vertentes e lençóis de água nas estradas, além de eventuais interdições adicionais de vias.

A ANEPC alerta para o risco de objetos arrastados pela água, piso rodoviário escorregadio e derrocadas pontuais em zonas vulneráveis pela saturação dos solos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Comissão técnica pode estudar mais locais para o aeroporto, além de Santarém, Montijo e Alcochete

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse que a comissão técnica do novo aeroporto de Lisboa vai poder estudar mais localizações, além de…

Município de Ferreira do Zêzere recebe galardão de “Município Amigo do Desporto” e “Autarquia Solidária”

No passado dia 6 de Novembro, o Município de Ferreira do Zêzere teve a honra de participar numa cerimónia realizada em Loures, na qual…

Limitações nas urgências do SNS na região de Lisboa e Vale do Tejo

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, com 17 pontos no Serviço de Urgência do SNS, haverá dificuldades de resposta no Centro Hospitalar…

Torres novas recebe Exposição “Terra Branca”

Estará patente, de 25 de novembro de 2023 a 30 de março de 2024, no Museu Municipal Carlos Reis e Galeria Neupergama, a exposição…