Mais de 3.400 operacionais, com a ajuda de 30 meios aéreos, combatiam às 17:00 de hoje 60 incêndios rurais no país, com destaque para o fogo que deflagrou no sábado em Odemira, segundo a página da Proteção Civil.

No total, pouco depois das 16:30 combatiam 60 fogos (13 florestais, 43 em mato e quatro agrícolas) mais de mil veículos e 3.425 operacionais, além dos 30 meios aéreos, especificava a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) no ‘site’.

No combate ao fogo que no sábado à tarde deflagrou em povoamento florestal em São Teotónio, Odemira, no distrito de Beja, estavam cinco meios aéreos, 796 operacionais e 253 veículos. As chamas tinham já chegado, tal como no domingo, ao distrito de Faro, afetando o concelho de Aljezur.

Dois meios aéreos, 112 operacionais e 40 veículos combatiam um fogo em mato para o qual foi dado alerta hoje, às 13:45, em Lordelo, Paredes, na Área Metropolitana do Porto.

Em São Cristóvão de Nogueira, no concelho de Cinfães (distrito de Viseu), estava em curso desde cerca das 12:40 um incêndio em mato que ocupava dois meios aéreos, 67 operacionais e 17 veículos.

Um outro incêndio em Bordeira, Aljezur, com início pelas 14:00 de hoje, mantinha um meio aéreo, 51 homens e 15 veículos, e em Arrabal, Leiria, um fogo em povoamento florestal, desde cerca das 12:40, ocupava quatro meios aéreos, 109 operacionais e 30 veículos.

O incêndio em povoamento florestal que deflagrou na passada sexta-feira em Carrascal-Sarzedas, em Castelo Branco, na Beira Baixa, continuava em resolução pelas 17:00, ocupando, contudo, dois meios aéreos, 695 operacionais e 239 veículos nas operações de rescaldo.

Também em resolução estava outro incêndio em povoamento florestal, que deflagrou no domingo, pouco depois das 17:00, em Casal Menino, Matas e Cercal, em Ourém (Médio-Tejo), mantendo ainda ocupados três meios aéreos, 260 operacionais e 77 veículos.

Seis distritos de Portugal continental estão hoje, devido ao calor, sob aviso vermelho, o nível mais elevado da escala do Instituto Português do Mar e da Atmosfera: Lisboa, Setúbal, Castelo Branco, Santarém, Évora e Portalegre.

Leia também...

Uma pessoa em estado grave após pré-afogamento no Rio Tejo

No total foram quatro as pessoas que se debateram com dificuldades nas águas do tejo, mas acabaram por sair pelos próprios meios do rio.

Susana Veiga Branco expõe na livraria Almeida Garrett em Santarém

A livraria Almeida Garrett, em Santarém, inaugura já amanha, dia 14 de Janeiro, mais uma exposição. Trata-se de uma exposição de pintura individual, da…

Concurso do Arroz Doce e homenagem a campino António Vardasca em Vale de Figueira

Na tarde do passado sábado, dia 07 de Julho, inserido na programação da Feira do Arroz Doce, organizada pelo Centro de Bem Estar Social…

Memórias não notórias. Duas ou três de cada vez… Por Cândido Azevedo

Em muitos dos territórios conquistados pelos portugueses e que fizeram parte do Império Oriental, gerava-se no início, como é natural entre gente estranha, um…