Trinta e quatro concelhos dos distritos de Faro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em perigo muito elevado mais de 80 concelhos de Faro, Beja, Lisboa, Coimbra, Leiria, Santarém, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Porto, Vila Real e Bragança.

Em risco elevado de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, exceto Viana do Castelo.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto prevê pelo menos até sexta-feira um agravamento do perigo de incêndio rural.

Desde o início do ano, as 2.910 ocorrências de fogo já afetaram 8.154 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu em geral pouco nublado, vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas, acentuado arrefecimento noturno, em especial no interior, e subida da temperatura máxima no litoral oeste das regiões Centro e Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 07 graus Celsius (em Bragança) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 21 (na Guarda) e os 30 (em Beja, Santarém e Lisboa).

Leia também...

Medida “Iluminar com LED” investe 587.000 euros em 10 concelhos

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) está a promover a medida “Iluminar com LED”, um investimento de 587.000 euros que vai substituir…

Gala do desporto homenageou atletas do Cartaxo

A Praça 15 de Dezembro, junto ao edifício-sede do Município, foi o palco escolhido pela Câmara Municipal para a Gala do Desporto do Cartaxo…

JMJ: Imagem da Capelinha das Aparições estará na missa final da Jornada

 A imagem de Nossa Senhora de Fátima que se venera na Capelinha das Aparições vai estar no altar do Parque Tejo na celebração final…

Santarém aprova investimento privado de 50 milhões para nova área comercial

A Câmara de Santarém aprovou um projecto de investimento privado de 50 milhões de euros, que prevê uma nova área comercial junto ao atual…