Mais de 377 mil eleitores vão ser chamados a eleger nove deputados entre as 13 forças políticas que apresentaram candidaturas pelo círculo eleitoral de Santarém nas legislativas antecipadas de 18 de Maio.

Segundo o Tribunal de Santarém, no boletim de voto estarão, por esta ordem, 13 opções de voto: Chega, Partido Popular Monárquico, Alternativa Democrática Nacional, Ergue-te, AD – Coligação PSD-CDS, Pessoas-Animais-Natureza, Bloco de Esquerda, Reagir Incluir Reciclar, Volt Portugal, Partido Socialista, Livre, Coligação Democrática Unitária e Iniciativa Liberal.

O PS, a AD e o Chega, que foram as três forças políticas que elegeram deputados nas legislativas de 2024 pelo círculo de Santarém, apresentaram novos Cabeças de listas.

O atual vice-presidente da Assembleia da República, Marcos Perestrelo, é o cabeça de lista do PS, com o presidente da distrital socialista de Santarém, Hugo Costa, e a deputada Mara Coelho, a ocuparem os lugares seguintes na lista.

A AD (Coligação PSD-CDS) apresentou o atual ministro da Educação, Fernando Alexandre, como cabeça de lista, com os deputados João Moura e Isaura Morais a ocuparem os lugares seguintes. 

Por sua vez, a lista do Chega é liderada pelo deputado Pedro Correia.

Inês Santos, 40 anos, operária Fabril, é a cabeça de lista da CDU, ao passo que o Bloco de Esquerda (BE) tem como primeiro candidato Bruno Góis, assessor do grupo parlamentar do BE na área da Educação e Ciência.

A lista da Iniciativa Liberal é encabeçada por Rodrigue Devillet Lima, enquanto a lista do Livre é liderada por Natércia Lopes.

Já o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai concorrer às próximas eleições legislativas pelo círculo de Santarém com uma lista encabeçada por Vera Matos.

O distrito de Santarém elegeu o ano passado 9 deputados para a Assembleia da República. Nas eleições de 2024, o PS obteve 27,85% dos votos, a Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PPM) alcançou 27,28%, e o CHEGA obteve 23,32% dos votos, com cada uma dessas forças elegendo três deputados.

Composto por 21 municípios, o distrito perdeu, entre 2011 e 2021, mais de 28 mil habitantes, passando de uma população de 453.646 habitantes para 425.431, o que representa uma diminuição de 6,2%.

Esta tendência de diminuição da população foi observada na maioria dos concelhos do distrito, com excepção de Benavente, que registou um aumento da população residente.

Para além do envelhecimento, a desertificação e envelhecimento da população são outros dos problemas que assolam a região.

A nível nacional, vinte forças políticas concorrem às eleições legislativas, sendo Lisboa, Porto, Setúbal, Europa e Fora da Europa os círculos eleitorais com mais candidaturas, enquanto Bragança, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Açores terão os boletins mais pequenos.

Leia também...

Perigo máximo de incêndio em mais de 30 concelhos de seis distritos

Mais de 30 concelhos dos distritos de Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Bragança estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, dia…

Verdes hasteiam bandeira negra em Abrantes para alertar para a invasão do eucalipto

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) vai hastear na terça-feira uma bandeira negra em Carvalhal, no concelho de Abrantes, para denunciar os problemas ambientais…

Benavente propõe comissão técnica para acompanhar construção do novo aeroporto

A nova presidente da Câmara de Benavente, Sónia Ferreira (AD), anunciou hoje a criação de uma comissão técnica multidisciplinar para acompanhar o projeto do…

Bandeiras da excelência ambiental e da boa acessibilidade hasteadas na Praia Fluvial de Aldeia do Mato

A Bandeira Azul, galardão que atesta a qualidade da água, equipamentos e serviços, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, foi hasteada no dia…