Foto de arquivo
Foto de arquivo

Mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Leiria e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em perigo muito elevado estão mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Vila Real e Bragança.

Em perigo elevado de incêndio está toda a região do Alentejo e mais cerca de 50 concelhos nos distritos de Faro, Santarém, Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Guarda, Viseu, Porto, Braga e Vila Real.

Nos próximos dias, o número de concelhos em perigo máximo vai aumentar, de acordo com a previsão do instituto, que espera uma subida das temperaturas a partir de sexta-feira.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as mais de 5.181 ocorrências de fogo já afetaram 10.565 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura mínima, em especial no interior Norte e Centro, e da máxima no litoral Centro e Sul. O vento vai soprar forte no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 10º Celsius (Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real) e os 19ºC (Faro) e as máximas entre os 23ºC (Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 33ºC (Faro e Castelo Branco).

Leia também...

Rio Maior recebe IV Congresso Internacional do Sal 

O IV Congresso Internacional do Sal realiza-se em Rio Maior, a partir…

Câmara de Santarém aceita pagar 747 mil euros para resolver contencioso

A Câmara de Santarém aceitou pagar, em acordo extrajudicial, 746.671 euros para…

Presidente da Câmara de Almeirim testa positivo à Covid-19

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, testou positivo à covid-19…

Município de Tomar promove “Programa ColorADD nas Escolas”

O Município de Tomar promoveu, de 24 a 26 de Maio, mais…