O mau tempo provocou até às 12h00 de hoje 105 ocorrências na Lezíria do Tejo, a maioria inundações, e levou ao corte da Estrada Nacional 114, segundo o Comando sub-regional local da Proteção Civil.
Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicou que, entre a meia-noite e as 12:00, foram registadas 83 inundações, cinco movimentos de massa, três quedas de árvores, duas quedas de estruturas, oito limpezas de via e quatro salvamentos aquáticos, que consistiram na retirada de veículos presos pela água.
De acordo com a proteção civil, a Estrada Nacional 114 está cortada entre Almeirim e Raposa, e foram deslocadas pessoas cujas habitações ficaram inundadas na Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, informou o Comando sub-regional da Lezíria do Tejo, que abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Azambuja.
Até ao meio-dia, as operações mobilizaram 219 bombeiros e 99 veículos e não foram acionados planos municipais de emergência, nem há registo de cortes de eletricidade ou comunicações. Também não há informação sobre ocorrências em centros comerciais ou outras infraestruturas.
O distrito de Santarém está a ser, segundo a E-REDES, um dos três mais afetados pelos cortes de energia elétrica devido à depressão Cláudia.
De acordo com a empresa, cerca de 13 mil clientes de energia elétrica estavam sem abastecimento, às 10h30, nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal e as equipas das E-REDES estão “em vigilância permanente e mobilizadas no terreno” para uma rápida resolução da situação.
A proteção civil refere que a previsão meteorológica aponta para a manutenção das condições adversas, com atualização esperada durante a tarde.
