Dois utentes do lar na Póvoa de Santarém onde foi detectado um surto de covid-19 foram esta quinta-feira, 3 de Setembro, encaminhados para o Hospital Distrital de Santarém, após terem apresentado sintomas.

De acordo com Ricardo Gonçalves (PSD), que falava à tarde, encontram-se actualmente 13 utentes no Hospital Distrital de Santarém (HDS), nove no Centro Hospitalar do Médio Tejo, em Abrantes, e 21 utentes assintomáticos na Casa de Repouso Fonte Serrã.

O coordenador da Proteção Civil Municipal de Santarém, José Guilherme, tinha referido hoje de manhã à Lusa que no lar permaneciam 23 utentes que testaram positivo à covid-19, antes de serem conhecidos os novos casos com sintomas.

O presidente da Câmara de Santarém, que também tem a tutela da Proteção Civil, explicou que houve uma pessoa infectada que regressou ao lar, somando-se aos 22 utentes assintomáticos referidos já na quinta-feira.

“Há um utente que regressou, entretanto, e que também estava positivo. Agora ficam 21 no lar”, realçou.

No entanto, hoje de manhã, os 18 utentes que não testaram positivo foram transferidos para um lar em Fátima, concelho de Ourém.

“Hoje, durante a manhã, sete da manhã, os 18 utentes que deram negativo foram para Fátima”, afirmou o autarca.

Ricardo Gonçalves explicou que a Casa de Repouso Fonte Serrã conta actualmente com 55 casos positivos, dos quais 42 são utentes e 13 funcionários.

Na quinta-feira, o presidente do município ressalvou que as decisões tinham sido tomadas pelas entidades de saúde (saúde pública, saúde hospitalar e saúde familiar), sendo discutidas na comissão distrital da Proteção Civil.

O autarca referiu também que a Segurança Social, em conjunto com a Cruz Vermelha, conseguiu “arranjar 11 funcionários” para trabalharem na Casa de Repouso Fonte Serra, garantindo as condições mínimas de segurança para os utentes que ainda lá se mantêm.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém acrescentou que o Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria do Tejo disponibilizou um médico e dois enfermeiros para acompanharem os doentes no lar.

Leia também...

“Quero tornar a Língua Gestual Portuguesa acessível a todos”

Derrubar barreiras. Criar laços. Facilitar a comunicação. Integrar. São algumas formas de definir o que é a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Com apenas 15…

Transporte colectivo gratuito para a população sénior já circula em Santarém

O MOBI.SÉNIOR – Transporte Colectivo Sénior do Concelho de Santarém entrou em funcionamento esta segunda-feira, dia 16, pelas 9 horas. Os Munícipes com mais…

Joana Pupo dinamiza oficina de dança e teatro no Cartaxo sobre tristeza e isolamento

A Associação Materiais Diversos vai realizar, na próxima semana, no Cartaxo, uma residência artística e uma oficina de teatro e dança para jovens com…

Julgamento de Tancos arranca em Santarém

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes e mais 22 arguidos começam a ser julgados hoje, no tribunal de Santarém, no processo de Tancos, sobre…