‘Mais Participação Melhor Saúde’: Projecto de voluntariado apresentado no Entroncamento

O Banco Local de Voluntariado do Entroncamento, com a AVASOCIAL e o GAT – Grupo de Activistas em Tratamento / Mais Participação, Melhor Saúde, levam a efeito, amanhã,  dia 22 de Maio, na Junta de Freguesia de S. João Baptista em Entroncamento, uma Sessão de Apresentação do projecto “MAIS PARTICIPAÇÃO melhor saúde, um projecto colaborativo de investigação-ação, promovido pelo GAT – Grupo de Activistas em Tratamentos, em colaboração com outros actores da área da saúde e da participação cidadã.

Este projecto “promove a participação e a capacitação de representantes das pessoas com ou sem doença, no âmbito dos processos de tomada de decisão em saúde, a nível político e institucional, em Portugal”.

Serão também dados a conhecer, a “Carta para a Participação Pública em Saúde” que obteve o alto patrocínio do Presidente da República e já se encontra entregue na Assembleia da República, assim como o Programa “Capacitar Mais”.

A preletora é Sofia Crisóstomo farmacêutica e especialista em Assuntos Regulamentares pela Ordem dos Farmacêuticos. É doutoranda em Políticas Públicas (ISCTE-IUL) e dedica-se à análise das políticas e processos de tomada de decisão no âmbito do financiamento público de medicamentos e da participação dos cidadãos. Foi assessora parlamentar para as políticas de saúde e do medicamento (2010-2011). Co-coordena o projeto MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde, que produziu a Carta para a Participação Pública em Saúde. É Secretária da Assembleia Geral da APC – Associação Portuguesa de Celíacos, membro do GAT – Grupo de Activistas em Tratamentos e da EPI – Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia.”

A Sessão destina-se a ser participada por membros e colaboradores das autarquias locais, das entidades da economia social, da educação e da saúde, das organizações de utentes dos serviços públicos e da saúde, das organizações de doentes e das demais organizações de cidadãos dos diferentes sectores de actividade; e pelo público em geral.

A participação é gratuita e conta com o apoio da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia do concelho do Entroncamento.

info, ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS