Tomás Moura, o mais novo dos Mouras nas arenas, triunfou categoricamente no passado sábado em Estremoz na sua prova para cavaleiro praticante, em que ficou aprovado com louvor e distinção, dando provas de apurada arte e rara intuição, à semelhança do que aconteceu com os seus dois irmãos, dignos seguidores da história de glória iniciada há mais de meio século por seu pai, o Maestro João Moura, que também participou na corrida, apadrinhando a prova do filho mais novo.

Tomás Moura lidou a primor e com arte e emoção, um novilho fantástico da ganadaria de Paulo Caetano, que o acompanhou e ao forcado na aplaudida volta à arena. Brindou a sua actuação a seu pai, aos irmãos João e Miguel, e aos amigos e também cavaleiros Guillermo Hermoso de Mendoza, que assistiu à corrida, 24 horas depois do seu triunfo em Lisboa, e João Soller Garcia.

Ainda este ano, Tomás Moura fará a sua estreia de casaca e tricórnio, numa corrida que em breve será anunciada, dando assim continuidade à histórica dinastia de Monforte.

Nesta corrida de sábado, além de João Moura e do promissor Tomás, actuaram João Moura Caetano e Francisco Palha, que estiveram em bom plano, e pegaram os Grupos de Forcados Amadores de Alcochete e de Monforte, com valorosas intervenções. Foram lidados seis toiros de excelente nota da prestigiada ganadaria Fernandes de Castro.

Lamentavelmente, de todas as corridas realizadas nos últimos dias (lotações esgotadas no Campo Pequeno e na Nazaré), esta de Estremoz foi a que menos público registou nas bancadas. Menos de meia praça preenchida. Ao início da corrida, prestou-se homenagem ao Eng.º João Luis Peças, recordado e brilhante gestor desta praça durante vários anos e que foi um dos primeiros apoderados de João Moura na década de 1970.

Leia também...

And the winner is… Sérgio Domínguez

A praça de Moralzarzal, às portas de Madrid, registou fraca afluência de público para assistir ao II Torneio Manuel Vidrié, que este ano teve…

Boa “vindima” em Almeirim

Almeirim – 15 de Setembro’2023, 22 horas. Corrida à Portuguesa. Cavaleiros: Marcos Bastinhas, Francisco Palha e António Telles (Filho); Forcados: Amadores de Lisboa e…

Pablo despediu-se de Évora…

O conceituado toureiro navarro Pablo Hermozo de Mendoza despediu-se da Arena d’Évora no passado sábado, culminando, assim, uma série de actuações onde sempre agradou…

Barquinha – Aficionada, mas ausente!

Vila Nova da Barquinha, 13 de Agosto de 2022, às 22 horas – Corrida à Portuguesa. Cavaleiros: Rui Salvador, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Andrés…