O Auto-Retrato na Pintura Portuguesa é o título do livro da autoria de Maria Emília Vaz Pacheco que foi apresentado no dia 11 de Julho no Museu do Chiado em Lisboa.

O mesmo foi ontem, quinta-feira, apresentado em Santarém no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.

A obra conta com a chancela da editora Caleidoscópio, foi apresentada pelo historiador Vitor Serrão.

Nesta cerimónia estiveram presentes, para além da autora, Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, vereadora da cultura da autarquia scalabitana e Jorge Ferreira, director da editora Caleidoscópio, entre outros.

“O Auto-Retrato na Pintura Portuguesa” é o resultado de um estudo inédito em Portugal, centrado na produção do Auto-Retrato na História da Arte em Portugal e balizado entre 1470 (Painéis de S. Vicente) e 1975 (experiências vanguardistas actualizadas com a contemporaneidade artística internacional).

A reflexão procura desvendar o processo de autonomização do Auto-Retrato Pintado em relação à produção do Retrato, com destaque para a sua afirmação como género autónomo a partir de Oitocentos.

Tema emblemático na História da Arte Ocidental, a abordagem do Auto-Retrato tem em conta a configuração da nossa memória colectiva, elaborando tipologias, enquadrando fases e contextualizando especificidades da sua produção face ao meio artístico e cultural português, e com referência à arte europeia, visando alcançar o conhecimento de quem somos e contribuir para a definição da identidade artística, social e filosófica que nos caracteriza como povo.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 20 de Julho)

Leia também...

Arte de Luís Stoffel mostra-se no Museu da Chapelaria

Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, apresenta, pela primeira vez, a colecção de um criador de chapéus nacional: Luís Stoffel, natural de…

Espectáculos no Teatro Sá da Bandeira com horários e datas alteradas devido ao Estado de Emergência

O Município de Santarém procedeu à alteração de algumas datas e horários da programação do projecto municipal Santarém Cultura, no Teatro Sá da Bandeira,…

História e identidade reunidas no novo livro de Cândido Azevedo

Intitulado ‘Timor: do tebe dai ao futu-manu’, o livro foi apresentado no salão nobre da Câmara Municipal de Santarém e contou com a presença…

Manuel de Novaes Cabral é o novo presidente do Museu Nacional Ferroviário

Manuel de Novaes Cabral foi nomeado como novo presidente do conselho de administração do Museu Nacional Ferroviário, instalado no Entroncamento. O novo presidente assumiu…