A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, no Cartaxo, recebe no próximo dia 13 de Abril, a apresentação do livro “O Auto-retrato na Pintura Portuguesa” de Maria Emília Vaz Pacheco, a sua mais recente obra publicada, na área da história da arte.

A sessão terá início às 16h30 de dia 13 de Abril, sábado, e conta com a presença do também historiador de arte, Vítor Serrão, que apresentará a obra.

O Auto-Retrato na Pintura Portuguesa corresponde a um estudo inédito em Portugal, no qual é abordado um vasto período – de 1470 (Painéis de S. Vicente) a 1975 (experiências vanguardistas actualizadas com a contemporaneidade artística internacional). A reflexão procura desvendar o processo de autonomização do Auto-Retrato Pintado em relação à produção do Retrato, com destaque para a sua afirmação como género autónomo a partir de Oitocentos. Tema emblemático na História da Arte Ocidental, a abordagem do Auto-Retrato tem em conta a configuração da nossa memória colectiva, elaborando tipologias, enquadrando fases e contextualizando especificidades da sua produção face ao meio artístico e cultural português, e com referência à arte europeia, visando alcançar o conhecimento de quem somos e contribuir para a definição da identidade artística, social e filosófica que nos caracteriza como povo.

MARIA EMÍLIA VAZ PACHECO
Nasceu em Benfica do Ribatejo, concelho de Almeirim. Muito cedo iniciou a sua ligação à cidade de Santarém, propriamente dita, onde frequentou o Colégio de Santa Margarida e onde passou a residir até aos nossos dias. Aqui constituiu família e aqui tem construído a sua vida.

Investigadora integrada do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL), no âmbito de Pós-Doutoramento. É consultora do Museu Diocesano de Santarém.

É doutorada em História, na Especialidade de História da Arte (FL-UL), mestre em História da Arte (FCSH-UNL) e licenciada em História (FL-UL).

Professora de História, História da Arte, História e Cultura Portuguesa e Património, foi coordenadora de diversos cursos na área do Turismo, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa – Núcleo de Santarém – e no Ensino Superior Privado, onde também participou na organização de alguns encontros científicos.

Tem orientado ações de formação para Guias e para responsáveis camarários na área da Cultura e Património e colaborou com a Universidade do Minho, por convite para orientar Seminário no domínio do Auto-Retrato Contemporâneo em Portugal. Tem participado em encontros científicos, congressos e colóquios.

Foi presidente da Direção da Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém, 1994-2007, e coordenadora nacional do Projeto Europeu A Escola Adopta um Monumento, 1994-1998.

É autora de diversos artigos e publicações, com destaque para:

– “Silva Porto e a sua obra na Colecção de José Relvas “, in Artis, nº. 4, Caleidoscópio, 2016.
– “O Retrato do Infante D. Fernando nas Janelas Verdes (MNAA) “, in O Património Artístico das Ordens Religiosas: entre o Liberalismo e a atualidade, Lisboa: BNP, 2014/2015.
– “Preâmbulo”; “Notas Introdutórias”, in Livro da Fazenda de Tristão Nunes Infante (1692), Santarém, 2013.

– “A Pintura do Auto-Retrato Contemporâneo em Portugal: Breve Panorâmica”, in Diacrítica, Revista Científica da Universidade do Minho, 2012.

– “Da complexidade da perceção artística: a verdade na representação do visível”, in Artis, (1.ª série) n.ºs 9/10, IHA (FL-UL), 2011.

– Diversos textos sobre Pintura no Catálogo da Coleção da Casa-Museu Passos Canavarro, Santarém: Fundação Passos Canavarro, 2011.

– Coordenação e autoria de textos do Guia Leiria – Cidade, Leiria: ISLA-Leiria, 2011, e do Guia Santarém – Cidade, Santarém: Governo Civil de Santarém/ISLA/Região de Turismo do Ribatejo, 2008 (duas edições em língua portuguesa e edições autónomas em castelhano, francês e inglês).
– Contribuições para o estudo do concelho de Santarém – séculos XII a XV, in Santarém na Idade Média, Santarém: CMS, 2007.

– Coordenação, “Nota de Apresentação” e “Conclusões”, Actas do Colóquio dos 25 Anos da Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém – Associativismo e Património, 2003.


Leia também...

Governo decreta luto nacional pela morte de Eunice Muñoz

O Governo vai decretar luto nacional no dia do funeral da atriz Eunice Muñoz, que morreu hoje em Lisboa aos 93 anos, anunciou o…

Festival Celestino Graça está de volta!

Dois anos depois o Festival Celestino Graça está de volta… Sim, é verdade. Vivemos tempos de muita apreensão devido à pandemia. O movimento folclórico,…

‘Artes & Sons 2018’ na Barragem de Magos e festival ‘Glória ao Rock’ em Glória do Ribatejo

A Barragem de Magos vai ser palco no dia 30 de Junho (sábado) da iniciativa Artes e Sons 2018, organizada pela Câmara Municipal de…

Festas em honra de Nossa Senhora da Glória em Glória do Ribatejo de 24 a 27 de Agosto

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória decorrem de 24 a 27 de Agosto na Glória do Ribatejo com espectáculos musicais, exposições,…