Depois do forçado interregno em 2020 e de duas datas adiadas já este ano, a região dos Vinhos do Tejo fez subir ao palco do seu evento anual de reconhecimento, os melhores do vinho, da gastronomia e do território. A ‘Gala Vinhos do Tejo 2021’ promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, aconteceu no sábado, dia 16 de Outubro, no Hotel dos Templários, em Tomar.

Numa hora de consagração pelo trabalho desenvolvido na região, ao longo dos anos, foram atribuídos dois ‘Prémios Carreira’ a outras tantas personalidades que têm vindo a defender a região e os seus vinhos de forma acérrima: Maria José Viana, responsável de comunicação do grupo Enoport Wines e membro da Direcção e do Conselho Geral da CVR Tejo durante vários anos; e José Vidal, proprietário da casa agrícola Casal das Freiras, em Tomar, e membro fundador da Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo (então assim denominada), da Rota dos Vinhos do Tejo e da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, entidade à qual pertence como membro dos órgãos sociais.

Ao ‘Correio do Ribatejo’, logo após ter sido distinguida na Gala, Maria José Viana recordou a sua passagem pelas CVR do Tejo, CVR dos Vinhos Verdes e Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal, e a empresa onde desenvolve o seu trabalho: a Enoport Wines.

PUBLICIDADE

Maria José Viana

O rigor e dedicação de Maria José Viana são factores-chave de sucesso para o reconhecimento das empresas e marcas que estão associadas ao seu trabalho. De vento em popa, quer no mar, quer nas várias regiões vitivinícolas do país, é pela sua presença no Tejo que o seu percurso profissional – que incluiu cargos em várias associações do sector, entre as quais a CVR Tejo – é agora distinguido.

“Este é um reconhecimento pelo meu trabalho ao longo destes anos todos que estou no sector dos vinhos. Temos de trabalhar pela valorização do vinho e é importante esta valorização tanto dos vinhos do Tejo, como do vinho português em geral”, sublinhou Maria José Viana.

Já José Vidal, igualmente distinguido com o Prémio Carreira, admitiu ao ‘Correio do Ribatejo’ estar ainda a refazer-se da surpresa, “porque de facto não contava”.

“Partilho este prémio com milhares de agricultores que dedicam o seu espaço, a sua paixão ao cultivo da vinha, que fazem o seu próprio vinho, que contribuem para a harmonização da paisagem, dos costumes e das gentes das nossas terras. No fundo é encontrar a poesia que uma garrafa de vinho nos proporciona”, sustenta.

“É natural que esteja um bocado comovido com uma surpresa destas porque de facto foi sempre com muita dedicação que me dediquei à região, que dei o meu contributo e é evidente que fico contente por este reconhecimento. Dedico este prémio à minha família porque sem o seu apoio não poderia chegar aqui”, disse ao ‘Correio do Ribatejo’ José Vidal, proprietário da casa agrícola Casal das Freiras, em Tomar.

José Vidal

A quinta onde estão as suas vinhas constitui um legado e um saber-fazer preservado na mesma família há cinco gerações. Quem ouve a sua história, contada na primeira pessoa, facilmente se apercebe da paixão e cuidado que dedica da vinha ao copo. Em 1973, com 24 anos, decidiu trocar Ovar por Tomar, mas para si o melhor ano agrícola foi 2015, ano que marca o Capítulo e a passagem de testemunho para as mãos da sua filha Rita. Fundador da Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo (agora Tejo), da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo e da Rota dos Vinhos do Tejo, foi em terra de Templários que foi premiada a carreira de José Vidal, por toda a sua paixão, empenho e dedicação não só ao Casal das Freiras, mas aos Vinhos do Tejo no geral.

Fotos: GONÇALO VILLAVERDE

PUBLICIDADE
Leia também...

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…