foto ilustrativa

Maria Martins foi a 13.ª classificada na corrida por pontos da Taça do Mundo de Pista, no dia 1 de Novembro, na prova disputada em Minsk, Bielorrússia.

A corredora natural da Moçarria acedeu à final com o terceiro lugar na série de apuramento. Na corrida decisiva, Maria Martins não somou qualquer ponto, sendo a mais bem colocada das ciclistas nessa circunstância, acabando na 13.ª posição. Na luta pelo pódio impôs-se a estadunidense Jennifer Valente, com 66 pontos. Seguiram-se a italiana Maria Giulia Confalonieri, com 38, e a bielorrussa Tatsiana Sharakova, com 35.

No concurso de omnium Maria Martins também pedalou com os olhos colocados em Tóquio. A ribatejana esteve bem nas duas primeiras provas pontuáveis, sendo oitava em scratch e sexta na corrida tempo. Um mau desempenho em eliminação (23.º e penúltimo lugar) fez a portuguesa iniciar a corrida por pontos no nono posto.

O percalço de eliminação não foi suficiente para demover Maria Martins do principal objectivo, conquistar o máximo de pontos possível para o ranking de qualificação. A corredora da Equipa Portugal fechou o concurso de omnium com 57 pontos, no 11.º lugar, o que permitiu ao país ultrapassar a China e a Irlanda no ranking de apuramento, sem que qualquer nação conseguisse ultrapassar Portugal.

A medalha de ouro viaja para os Estados Unidos da América, na bagagem de Jennifer Valente. A italiana Letizia Paternoster foi a segunda classificada e a britânica Laura Kenny fechou o pódio da competição de omnium.

A Taça do Mundo de Pista prossegue no próximo fim-de-semana, em Glasgow, Escócia. A Equipa Portugal voltará a estar representada por Iuri Leitão, Maria Martins e Rui Oliveira. No sábado, 9 de Novembro, Maria Martins estará em pista, para disputar o concurso de omnium, entre as 18h30 e as 22h00.

Leia também...

União de Santarém deixa fugir três pontos em Sintra

A União Desportiva de Santarém Sad perdeu esta tarde no reduto do Sintrense, por 4-3, depois de estar a vencer, no primeiro tempo, por…

Halim Shirzad, o afegão que sonha atingir o topo da arbitragem portuguesa

O árbitro internacional FIFA Halim Shirzad refugiou-se em Portugal quando os talibãs tomaram o poder no Afeganistão e agora está integrado na Associação de…

“Uma estrutura deste género vai, de certeza, chamar os associados”

Álvaro Gaivoto foi a cara da Casa do Benfica de Santarém durante 37 anos. Assumiu as rédeas da associação ligada ao Sport Lisboa e…

Campeonato da 1ª divisão distrital da AF Santarém arranca com jogo entre Mação e Coruchense

Arranca dia 15 de Setembro o campeonato da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém com o Coruchense a defrontar o Mação,…