Maria Martins, natural da Moçarria, integra a lista de nomeados para melhor atleta feminino do ano, atribuídos pelo CNID-Associação dos Jornalistas de Desporto.

Assim, além da ciclista Maria Martins, vencedora de três medalhas nos europeus e mundiais de pista, duas de bronze e uma de prata, lutam pelo prémio a vice-campeã da Europa de Judo Telma Monteiro (Benfica) e a canoísta Joana Vasconcelos (Benfica), que alcançou o ouro na Taça do Mundo.

Face à pandemia de covid-19, a lista de atletas femininos é mais reduzida em comparação com a da primeira edição, visto que o CNID “considera que todas as outras, apesar dos seus méritos, ficaram algo longe destas”.

Para melhor atleta masculino, estão nomeados Miguel Oliveira, o piloto da KTM vencedor de dois grandes prémios na classe ‘rainha’ MotoGP, António Félix da Costa, campeão do Mundo de Fórmula E, ao serviço da DS Techeetah, e Filipe Albuquerque (United AutoSports), vencedor das 24horas de Le Mans e também campeão do mundo em LMP2.

No lote de cinco atletas masculinos, destacam-se ainda Duarte Benavente (Marítimo), campeão do Mundo em Fórmula 2 na motonáutica, e o ciclista João Almeida (Deceuninck-QuickStep), que terminou a Volta a Itália em quarto lugar da geral, depois de 15 etapas com a camisola rosa.

A votação será feita por um júri constituído por jornalistas e personalidades ligadas ao desporto, assim como os presidentes do Comité Olímpico de Portugal, da Confederação do Desporto e da Fundação do Desporto, com os vencedores a serem conhecidos em 23 de Dezembro.

Leia também...

Equipa de sub-14 do Chamusca Basket sagra-se campeã distrital

A equipa de sub-14 de masculinos do Chamusca Basket sagrou-se campeã distrital de…

Inês Henriques quarta em Nacionais de Espanha de marcha

A portuguesa Inês Henriques terminou este domingo, 30 de Janeiro, na quarta…

Caixeiros com pódio e muita presença na 1ª etapa do Circuito Nacional de Teqball

O Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio de Santarém – Caixeiros…

Desporto tem sido “desprezado” pelo Governo durante a pandemia

O Governo tem deixado o desporto “abandonado” e “desprezado” durante a pandemia…