Maria Martins, ciclista natural da Moçarria, integra a convocatória portuguesa para os campeonatos da Europa de ciclismo de estrada, onde estarão presentes um total de 20 ciclistas de elite, sub-23 e juniores.

A olímpica Maria Martins (Drops) estará na prova feminina de sub-23 com a seleccionadora, Ana Rita Vigário, a apontar a participação como uma forma de consolidar “o desenvolvimento da corredora”, citada pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

“A Maria tem experiência no pelotão internacional, mas nas competições de estrada ao mais alto nível o principal objectivo continua a ser a consolidação do desenvolvimento da corredora”, refere a seleccionadora nacional de ciclismo feminino.

A ribatejana será a representante nacional na corrida feminina de sub-23, uma prova de 80,8 quilómetros, a disputar na tarde de 10 de Setembro.

PUBLICIDADE

Já João Almeida (Deceuninck-QuickStep) é o principal nome na convocatória portuguesa para os campeonatos da Europa de ciclismo de estrada.

Na elite masculina, a escolha do seleccionador José Poeira recaiu em João Almeida e em Nelson Oliveira (Movistar), que já tinham sido os escolhidos para a prova de fundo e contrarrelógio dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, mas também Rúben Guerreiro (Education First-Nippo), Rui Costa e Rui Oliveira (UAE Emirates) e também Rafael Reis (Efapel), único membro do pelotão nacional.

O ciclista da Deceuninck-QuickStep, que em 2022 vai correr pela UAE Emirates, é o principal destaque de uma formação com quase todos os nomes no WorldTour, depois de um ano em que ganhou a Volta à Polónia e foi sexto na Volta a Itália, entre outros resultados de monta.

Os seis ciclistas vão competir em Trento, Itália, na prova de fundo, no dia 12, último dos Europeus, com 179,2 quilómetros de distância, com Almeida e Reis a disputarem o ‘crono’ individual, de 22,4 quilómetros, no dia 9.

Na corrida masculina sub-23 estarão Fábio Fernandes (Efapel), Miguel Salgueiro (LA Alumínios), Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) e Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO), com Fernandes no ‘crono’ da categoria.

O escalão júnior é o que tem mais ciclistas lusos, com seis masculinos, António Morgado, Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues (Bairrada), Sérgio Saleiro (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor), Tiago Clemente (GD Lousa) e Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

A este sexteto juntam-se Beatriz Pereira (Bairrada), Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) e Sofia Gomes (Vessam/Blok-Vilanovense), na prova feminina.

O Europeu arranca, em Trento, com dois dias de contra-relógios, em 8 e 9 de Setembro, seguindo-se as provas de fundo dos escalões jovens, nos dias 10 e 11, encerrando com a corrida masculina de fundo elite, no dia 12.

PUBLICIDADE
Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Árbitro ribatejano apita jogo entre Estrela da Amadora e SL Benfica

João Bento, árbitro da Associação de Futebol de Santarém, vai apitar o…

A festa dos adeptos do Sporting em Almeirim (C/FOTOS)

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão nacional, na noite do passado…