Maria Martins é campeã europeia de omnium em sub-23, ao triunfar no sábado, 21 de Agosto, na prova dos Campeonatos da Europa de ciclismo em pista sub-23 e juniores, que decorrem em Apeldoorn, Países Baixos.

A corredora disputou a corrida de omnium, na categoria de sub-23, da qual se sagrou vencedora, conquistando assim o título de campeã da europa da disciplina.

Maria Martins fez uma corrida em crescendo, melhorando a cada prova do concurso de omnium. No scratch, terminou na sétima posição, melhorando para a quinta na corrida tempo. Na prova de eliminação, uma das suas corridas de eleição, Maria Martins conquistou a segunda posição, partindo em quarto na geral para a derradeira prova, a corrida por pontos. 

Numa prova em que as oito primeiras classificadas tinham possibilidade de subir ao pódio, a corredora portuguesa sabia que a tarefa de conseguir uma medalha não seria fácil. No entanto, apesar de muito controlada pelas adversárias, Maria Martins conseguiu dar uma volta de avanço que lhe garantiu a subida ao primeiro lugar, que segurou até ao final.

PUBLICIDADE

Nos dias anteriores, Portugal já tinha celebrado o ouro de Rodrigo Caixas, em scrath, e três medalhas de prata, sendo duas de Maria Martins, em scrath e na prova de eliminação, e uma de Diogo Narciso, na corrida por pontos.

A nova campeã da europa de omnium sub-23 falou sobre a conquista da competição.

“Não dá para explicar. Ainda não tenho palavras para descrever o que sinto. Quem me acompanha desde muito nova sabe o quanto esta vitória é importante para mim. Já perseguia esta camisola há muito tempo e sempre acreditámos muito que era possível. Sabíamos que última corrida ia ser louca, visto que as oito primeiras estavam na luta pelas medalhas. Sabíamos que tínhamos de pontuar e que a melhor defesa seria o ataque. Quando olhei para o ecrã e vi que estava em primeiro não quis acreditar. Ouvir o hino nacional foi um dos momentos mais bonitos da minha vida. Foi pura felicidade. É impossível descrever. Nunca vou esquecer este momento”, revelou Maria Martins, emocionada.

Maria Martins, que foi sétima no omnium nos Jogos Olímpicos de Tóquio, só não conseguiu chegar ao pódio na corrida por pontos, em que foi quarta.

PUBLICIDADE
Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Árbitro ribatejano apita jogo entre Estrela da Amadora e SL Benfica

João Bento, árbitro da Associação de Futebol de Santarém, vai apitar o…

A festa dos adeptos do Sporting em Almeirim (C/FOTOS)

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão nacional, na noite do passado…