Maria Martins (Drops-le Col) conquistou hoje o título nacional de fundo na categoria de elite, ganhando ao sprint a prova de 108,3 quilómetros, disputada em Castelo Branco.
A corrida desenrolou-se sempre em pelotão compacto, sem qualquer ataque que desmantelasse o grupo principal. Foram apenas perdendo o contacto as ciclistas em menor condição física. A decisão foi levada para o risco e, nestas circunstâncias, Maria Martins aplicou a sua excelente ponta final para triunfar com autoridade.

A vencedora cortou a meta com 3h13m23s, o mesmo tempo registado pela adversária que deu mais luta, a campeã nacional de contrarrelógio, Daniela Campos (Bizkaia-Durango). Daniela Pereira (Clube BTT Matosinhos), comandante da geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, foi a terceira classificada, a 2 segundos das duas primeiras classificadas.

“Sabia que estava a sprintar muito bem. Aliás, é o meu forte. Por isso, tentei não me desgastar muito ao longo do circuito. O sprint foi bem lançado, coloquei-me na terceira posição. Arranquei a 150/200 metros. Foi dar tudo. Vi que tinha alguma margem e levantei os braços. É uma sensação que já não tinha há muito tempo”, afirmou Maria Martins.

A vencedora da prova de elite, mais habituada a partilhar o pelotão com as estrelas internacionais, ficou agradavelmente surpreendida com a situação do ciclismo feminino em Portugal. 

“Estava receosa de ter alguma queda, porque estou a um mês dos Jogos Olímpicos. Fiquei muito surpreendida com o pelotão. Já não fazia uns Campeonatos Nacionais desde 2018 e é muito bom ver a progressão do ciclismo feminino em Portugal. É muito bom ter um pelotão tão numeroso, sobretudo para juniores e cadetes”, considera a ribatejana.

Leia também...

Fazendense empata mas segue na liderança

O AD Fazendense deslocou-se ao terreno do SL Cartaxo de onde saiu com um empate a duas bolas, em jogo a contar para a…

André Pereira vence prova que ligou Chaves a Sagres em 14 dias

André Pereira, de 41 anos de idade, venceu recentemente um das provas mais longas do mundo com um total de 1001 quilómetros de distância,…

Santarém recebe evento internacional de jiu-jitsu

Chama-se “X Pro Jiu-Jitsu” e é, muito provavelmente, um dos maiores eventos do género já consagrados a esta modalidade no distrito de Santarém. É…

Atleta do Clube Náutico Barquinhense campeã nacional de fundo

Lara Martins atleta do Clube Náutico Barquinhense conquistou o título de campeã nacional de fundo na categoria de K1 Cadete Feminino, no passado dia…