Maria Martins sagrou-se Campeã Nacional de Omnium no passado domingo, 12 de Setembro revalidando o título conquistado em 2020, no Velódromo de Sangalhos, Anadia.
Maria Martins, da equipa Drops-le Col, dominou de início ao fim, vencendo as quatro corridas (scratch, eliminação, tempo e corrida por pontos), sagrando-se assim campeã nacional da disciplina. Daniela Campos (Bizkaia-Durango) foi segunda e Beatriz Roxo (Academia de Ciclismo de Paredes) fechou o pódio em terceiro.
A atleta natural da Moçarria, concelho de Santarém, repetiu pela quarta vez o feito, depois de ter conquistado os mesmos títulos no ano de 2018, 2019 e 2020.
Recorde-se que, Maria Martins se sagrou recentemente campeã europeia de omnium em sub-23, ao triunfar no dia 21 de Agosto, na prova dos Campeonatos da Europa de ciclismo em pista sub-23 e juniores, em Apeldoorn, Países Baixos.
A corredora disputou a corrida de omnium, na categoria de sub-23, da qual se sagrou vencedora, conquistando assim o título de campeã da europa da disciplina.
Nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, onde participou pela primeira vez, Maria Martins conquistou o 11.º diploma para Portugal, ao classificar-se na sétima posição na prova de omnium do ciclismo de pista.
A estreia lusa no ciclismo de pista teve na jovem de 22 anos a representante, com um sexto lugar na corrida de scratch, o oitavo no tempo e o quinto posto na eliminação, chegando depois ao total de 95 pontos na corrida final, de pontos.