O Centro Cultural de Sardoal acolhe entre 28 de Junho e 06 de Julho, o 10.º Encontro Internacional de Piano, com 45 participantes oriundos de vários países e Mário Laginha no concerto de abertura, anunciou o município.

“Um festival desta grandeza, que envolve muita gente vinda de todo o mundo, é um trajecto que está a ser construído, e o que nós pretendemos é que a cada ano que passa haja uma novidade, elementos novos, outros estilos musicais que se introduzem, como por exemplo este ano, pela primeira vez, vamos ter o jazz com o Mário Laginha”, disse à Lusa o presidente do município de Sardoal, Miguel Borges.

A iniciativa, organizada pela autarquia do distrito de Santarém e pela Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne”, apresenta um “programa rico em termos de oferta e qualidade da programação, a par da continuidade do seu propósito pedagógico – o Prémio Sardoal Jovem Talento “, acrescentou o autarca.

“Vai ser mais de uma semana de concertos, de muita qualidade, entre o concerto de abertura, que vai ser pelo Mário Laginha, passando por uma homenagem a Carlos Paredes, até aos espectáculos em espaços de património, como igreja e capelas”, disse Miguel Borges, tendo destacado uma “actualização dos prémios” para o concurso de piano, que ascendem aos 10 mil euros para as várias categorias em competição.

Este ano, o Festival de Piano vai contar com a participação de 45 jovens pianistas de Portugal e mais 22 países – África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Bulgária, China, Coreia do Sul, Espanha, EUA, França, Hungria, Islândia, Itália, Japão, Macedónia do Norte, Noruega, Países Baixos, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Taiwan -, a par de professores, mestres e jurados, com “algumas famílias sardoalenses a acolher jovens pianistas em suas casas”.

O evento começa às 21h30 de sábado, 28 de Junho, com o concerto de abertura a cargo do pianista Mário Laginha, prosseguindo no domingo, às 16h00, com o concerto de Jovens Talentos.

O programa prossegue durante a semana, entre os dias 01 e 04 de Julho, com um espectáculo das ‘Görog Sisters’, o cine-concerto “Carlos Paredes ao Piano”, a actuação da Orquestra Esproarte, um concerto de Jovens Solistas, e as provas públicas do Concurso Internacional de Piano, a par de um novo concerto de Jovens Talentos e a caminhada-concerto “Música pelo Património”, com início na Igreja Matriz, levando, de seguida, o público por uma viagem musical e histórica pelas igrejas e capelas da Vila.

No sábado, dia 5 de Julho, às 16h00, decorre a final do Concurso Internacional de Piano, com o Centro Cultural a receber, às 21h30, o concerto de premiados, que contará com a participação da Filarmónica União Sardoalense.

O espectáculo de encerramento está agendado para domingo, às 18h00, com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

O autarca de Sardoal destacou que o evento, que assinala a 10.ª edição, se tem afirmado num território do interior como “alternativa aos grandes centros” urbanos, numa aposta “política de desenvolvimento cultural e turístico que passa pela diferenciação, pela inovação e sobretudo, pela aposta multicultural”.

Com um orçamento na ordem dos 36 mil euros, o festival tem entradas livres, à excepção do concerto de abertura (10 euros), sendo a iniciativa financiada com 16 mil euros pela Direcção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

Leia também...

José Cid condecorado com grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique

Condecorado no dia em que completa 80 anos.

Livro de Samuel Pimenta que venceu Prémio Literário de Almada chega às livrarias

O livro “Ascensão da Água”, de Samuel F. Pimenta, que venceu o Prémio Literário Cidade de Almada 2019, na área de poesia, chega às…

“A fotografia precisa de ser elevada a arte”

Renato Ferreira, fotógrafo.

Jornadas de Cultura de Salvaterra de Magos entre 10 a 12 de Setembro

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos organiza de 10 a 12 de Setembro a 8ª edição das Jornadas de Cultura com exposições, noite…