Marta Carvalho campeã nacional de Slalom

A esquiadora Marta Carvalho, natural de Santarém, sagrou-se aos 14 anos de idade campeã nacional de esqui alpino na categoria de slalom U14 feminino, tendo sido distinguida no passado sábado (dia 16), no decorrer da gala anual da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), realizada nas Penhas da Saúde, Covilhã, onde esta consagrou os campeões nacionais da temporada 2018/19, nas modalidades de Esqui Alpino – Slalom e Snowboard Cross.

Na cerimónia, a FDI-Portugal distinguiu ainda diversas personalidades que contribuíram para o sucesso da época transacta, nomeadamente o secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo como ‘Personalidade do Ano 2019’, o treinador de Hóquei no Gelo Jim Aldred como ‘Treinador do Ano’, o esquiador Manuel Ramos como ‘Atleta do Ano’, o snowboarder adaptado Pedro Herdeiro como ‘Atleta Revelação do Ano’, o Ski Clube de Portugal como ‘Clube do Ano’, e o pai da atleta internacional Vanina de Oliveira, Yannick Guerillot, como ‘Pai do Ano’.

À margem da Gala, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, anunciou o reforço “em mais de meio milhão de euros” do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas.

Segundo João Paulo Rebelo, o programa criado em 2017 pela Secretaria de Estado e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude “já tinha duplicado o seu valor” este ano e passa em 2020 a ter uma dotação de 2,5 milhões de euros.

De acordo com o secretário de Estado, o programa permitiu o investimento, até ao momento, em mais de 300 infraestruturas.

João Paulo Rebelo anunciou ainda a intenção de nesta legislatura Lisboa receber um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos.

Na mesma gala, o presidente da FDIP, Pedro Farromba, anunciou a candidatura a um outro equipamento para desportos no gelo: uma pista amovível, a instalar por cima das piscinas das Penhas da Saúde, Covilhã, que a FDIP passou a explorar no último Verão.

A candidatura, que contempla também uma cobertura, foi feita ao Turismo de Portugal, no âmbito da Linha Apoio à Valorização Turística do Interior, e está orçada em cerca de 400 mil euros.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS

Deixar uma resposta