A tenista portuguesa Matilde Jorge continua imparável. Hoje, voltou a ganhar, nos quartos-de-final do 8.º Santarém Ladies Open e já está nas meias-finais da prova. A vítima, foi a francesa Yasmine Mansouri, que vinha de 22 vitórias seguidas, que resultaram nos 3 títulos de Monastir (W15) e 1 em Segóvia (W35).
Agora Matilde já tem 8 triunfos consecutivos, depois do título em Leiria, na semana passada, e das meias-finais em Santarém. No duelo com a franco-tunisina, a jogadora que integra o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis e está acompanhada neste périplo na região centro pelo treinador João Zanatti, voltou a estar muito confiante e determinada, conseguindo em quase todo o encontro liderar as operações. A vitória por 6-4 e 6-2 ao cabo de 1 hora e 51 minutos diz bem do equilíbrio verificado mas não mostra um detalhe que tem obrigatoriamente que ser melhorado: o serviço. A vimaranense continua a debater-se com muitos problemas com o toss (lançamento) da bola, o que lhe causa problemas evitáveis no meio dos encontros. Não obstante esta necessidade, a segunda melhor jogadora portuguesa vai atingir o seu melhor lugar no ranking WTA na próxima semana, subindo, pelo menos para já, do lugar 483 para a 409.ª posição (apenas contabilizados os pontos das meias-finais de Santarém, portanto, pode muito bem subir mais uns degraus).
A sua adversária de amanhã é a canadiana Stacey Fung. A segunda cabeça-de-série e atual 332.ª classificada do ranking mundial voltou a ser bem sucedida. Deixou pelo caminho a suíça Tess Sugnaux, por um duplo 6-4 e repete as meias-finais da semana passada, em Leiria.
A outra semifinal vai colocar, frente-a-frente, a espanhola Andrea Lazaro Garcia e a belga Clara Vlasselaer. Lazaro bateu a britânica Sarah Beth Grey, por 6-3 e 6-4, ao passo que Vlasselaer beneficiou do abandono por lesão no joelho direito da inglesa Ella McDonald, quando já vencia por 6-1 e 3-0.
Nos pares, a final está definida, com a dupla Sarah Beth Grey e a eslovaca Katarina Kuzmova, primeiras favoritas, a atingirem esta fase da prova sem sequer terem entrado em court. Passamos a explicar: Na primeira ronda viram a luxemburguesa Marie Weckerle (formava dupla com a suíça Sugnaux) desistir por lesão na cervical. Nos oitavos de final, foi a alemã Sekulic (parceira da lituana Dapkute) obrigada a abandonar por lesão no joelho. Hoje, a britânica Ella McDonald (fazia equipa com a compatriota Holly Hutchinson) também se ressentiu de um problema no menisco e nem foi a jogo. As suas adversárias sim, tiveram que suar para chegar ao encontro decisivo de amanhã. Anastasia Gureva e Radka Zelnickova derrotaram nas meias-finais desta tarde Elena Malygina, da Estónia, e Sofia Shapatava, da Geórgia, por equilibrados 7-5, 4-6 e 10-5.
A final está agendada para este sábado, não antes das 14h30. A entrada é livre.