A União Desportiva de Santarém (UDS) já conhece o calendário de jogos para a primeira fase da Liga 3, após o sorteio da competição que realizou esta segunda-feira, 19 de Junho, na Cidade do Futebol, em Lisboa.

A UDS inicia a competição, no dia 15 de Agosto, com uma visita ao terreno do Oriental Dragon e recebe na 2ª jornada o Real SC no dia 22 de Agosto.

À 3ª jornada, no dia 29 de Agosto, os escalabitanos deslocam-se ao terreno do Caldas SC e recebem na 4ª jornada o SCU Torreense, no dia 19 de Setembro.

A 5ª jornada é tempo de visita ao reduto do Vitória FC, a 3 de Outubro, e na 6ª jornada recebe o Cova da Piedade, no dia 24 de Outubro.

PUBLICIDADE

Segue-se a 7ª jornada, com deslocação a casa do Alverca FC a 31 de Outubro e joga em casa frente ao Amora FC no dia 7 de Novembro em partida a contar para a 8ª jornada.

No dia 28 de Novembro, é tempo de visita ao estádio da UD Leiria para a 9ª jornada, e recebe, no dia 5 de Dezembro, a equipa do FC Oliveira do Hospital na 10ª jornada.

A 11ª jornada e último jogo da primeira fase é em casa do Sporting CP B, no dia 8 de Dezembro.

A Liga 3 é disputada na 1ª fase por 24 clubes, que são divididos por duas séries de 12 equipas, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica. A Série “A” é a série mais a Norte e a Série “B” a série mais a Sul, série onde se inclui a União de Santarém.

Em cada série, os clubes jogam entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de
visitado e outra na qualidade de visitante.

Os primeiros quatro classificados de cada série são apurados para a 2ª fase de subida. Os restantes oito clubes classificados de cada série vão disputar a 2ª fase Manutenção
e Descida.

A Liga 3 joga-se em três fases. A primeira fase apura quem vai às fases de subida e de descida. Na segunda fase, decide-se quem sobe à Liga 2 e quem desce ao Campeonato de Portugal, através de séries de subida e descida. E por fim a 3ª fase onde decorre o apuramento de campeão da Liga3.

Nas fase a eliminar da prova a “uma mão” todos os jogos devem ter um vencedor. Em caso de empate há prolongamento de 30 minutos, dividido em duas partes de 15
minutos, sem intervalo, mas com mudança de campo. Se ainda subsistir a igualdade, o vencedor é apurado através da marcação de pontapés da marca de grande penalidade, de acordo com as leis do jogo.

Na cerimónia do sorteio, José Couceiro, vice-presidente da FPF, foi claro quanto ao propósito da criação desta prova, referindo que a Liga 3 “é um espaço para os clubes estarem mais bem preparados para chegarem ao futebol profissional”.

O evento foi organizado à porta fechada devido às medidas de segurança naturais adoptadas devido à pandemia de COVID-19, as 24 equipas que vão participar na prova ficaram a conhecer a calendarização para a primeira fase depois de conhecido o emparelhamento da primeira jornada nas séries A e B.

PUBLICIDADE
Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Árbitro ribatejano apita jogo entre Estrela da Amadora e SL Benfica

João Bento, árbitro da Associação de Futebol de Santarém, vai apitar o…

A festa dos adeptos do Sporting em Almeirim (C/FOTOS)

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão nacional, na noite do passado…