Em estado de graça, depois do título conquistado em Leiria, a tenista portuguesa Matilde Jorge, 452.ª WTA, vai começar a sua participação no 8.º Santarém Ladies Open defrontando a georgiana Sofia Shapatava (623.ª).

Quanto a Ana Filipa Santos, a alentejana tem como adversária na primeira ronda a lituana Iveta Dapkute, enquanto Carla Tomai se defronta a Elena Malygina, da Estónia. A atual campeã nacional Sub 18, Francisca Laúndes, vai estrear-se em Santarém com a britânica Amélia Rajecki.

Nos restantes encontros da primeira ronda, a espanhola Andrea Lazaro Garcia, 259.ª do Mundo, tem como oponente a alemã Sarah-Rebecca Sekulic, e Stacey Fung, do Canadá, segunda favorita e 332.ª WTA, encontra a espanhola Celia Cervino Ruiz.

Entretanto, foi igualmente sorteado o quadro de pares, com a dupla portuguesa Teresa Franco Dias e Amalia Suciu a defrontar a lituana Iveta Dapkute e a alemã Sarah-Rebecca Sekulic, Francisca Laúndes e Matilde Parreira jogam com as norte-americanas Baylen Brown e Jamilah Snells, Lena Couto e Analu Freitas não terão tarefa fácil ante as terceiras favoritas, Elena Malygina, da Estónia, e Sofia Shapatava, da Geórgia, e, Maria Garcia, com a dinamarquesa Sarah Borkop, vão-se encontrar com a norte-americana Sara Daavetila e a britânica Amelia Rajecki.

Na ronda de acesso ao quadro principal, Maria Garcia foi a tenista portuguesa que esteve mais perto de conseguir o apuramento, ela, que desperdiçou 3 match points no encontro ante a britânica Amelia Rajecki, a 9-6 no super tie-break. Com uma entrada autoritária na primeira partida, que fechou por 7-5, a jovem lisboeta permitiu a recuperação da sua adversária, tenista que conta com triunfos interessantes sobre tenistas do top mundial, e que empatou o encontro com um 6-2 no segundo set. No super tie-break, algum ascendente para Maria Garcia, mas, infelizmente, não foi capaz de segurar a vantagem e acabou eliminada por 11-9. Tal como na semana passada, em Leiria, quando liderava o encontro com a espanhola Celia Cerviño Ruiz por 6-2 e 4-0, Maria não soube gerir a vantagem, situação perfeitamente natural para uma tenista que dá agora as primeiras pisadas no exigente circuito profissional. Igualmente pelo caminho ficou Angelina Voloshchuk. Apesar de ter entrado bem ante Aglaya Fedorova, a jovem portuguesa não encontrou forma de contrariar a sua mais consistente adversária, deixando Santarém prematuramente. Num duelo 100% escandinavo, a sueca Tilde Stomquist bateu a dinamarquesa Johanne Christine Svendsen, por 6-3 e 7-5, a alemã Sarah-Rebecca Sekulic foi mais forte que a norte-americana Adriana Reami (5-7, 7-5 e 10-3), a espanhola Celia Cerviño Ruiz deu mostras de estar no bom caminho, ao bater a cipriota Daria Frayman, por um duplo 6-4,  a turca Pemra Ozgen eliminou a britânica Holly Hutchinson, por 6-3 e 6-3, Iveta Dapkute, da Lituânia, anulou a peruana Anastasia Iamachkine, por 6-4 e 6-2, e, finalmente Anna Kubareva vai ter do outro lado do court Bianca Jolie Fernandez.

Leia também...

Santarém Basket apresenta equipas para a época 2025/2026

O Santarém Basket Clube realizou a apresentação das suas equipas de formação, no passado fim de semana (dias 27 e 28 de Setembro), na…

Equipa lusa de trampolins promete “trabalhar” para conseguir mais vagas olímpicas

A seleção portuguesa de trampolins prometeu hoje que irá “trabalhar” para garantir mais vagas nos Jogos Olímpicos Paris2024, após uma participação nos Mundiais da…

Equipa de Juvenis Femininos do Vitoria Clube de Santarém sagra-se campeã distrital

A equipa vitoriana de Juvenis Femininos sagrou-se ontem matematicamente campeã distrital da Associação de Futebol de Santarém, após triunfar frente ao SC Ferreira do…

Vitória de Santarém regressa em todos os escalões e quer captar novos atletas

Os treinos de futsal do Vitória Clube de Santarém já estão a regressar em força na nova época de 2021/22! Numa altura em que…