Foram muitas horas dentro do court e sempre com uma intensidade altíssima. Alguma vez tinha que quebrar. A portuguesa Matilde Jorge foi eliminada nas meias-finais do Santarém Ladies Open,  caindo aos pés da canadiana Stacey Fung, segunda cabeça-de-série, por 6-4 e 6-0. Num primeiro set muito equilibrado e com constantes alterações no marcador, a jovem portuguesa dispôs de oportunidades para se adiantar decisivamente mas a sua pancada de serviço traiu-a e fez com que tudo se desmoronasse como um castelo de cartas.

O serviço não entrava (7 duplas faltas, sendo que 6 foram no primeiro set e em momentos decisivos), o que causou alguma falta de confiança e, consequentemente, mais erros não forçados do que tem sido comum. Abalada por esta incapacidade de lidar com este problema específico, Matilde foi entrando numa espiral negativa que só podia terminar da pior maneira, ou seja, com uma derrota pesada na segunda partida. Mesmo assim, o resultado em nada belisca a excelente campanha feita nestas duas semanas, com o título em Leiria e as meias-finais aqui em Santarém. O problema é que esta era a altura ideal para descansar mas não é possível, já que, impedida de receber wild cards (já esgotou o plafond) vai ter que ir a jogo já amanhã no qualifying do Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open. Quando a Fung, voltou a ser muito eficiente no fundo do court, a ler quase sempre de forma perfeita o jogo e a antecipar a próxima pancada. A tenista canadiana de 27 anos merece estar na final de hoje(10h30), onde vai encontrar Clara Vlasselaer.  A belga esteve muito consistente em quase todo o encontro com a espanhola Andrea Lazaro Garcia, primeira cabeça-de-série, que venceu por 6-3, 4-6 e 6-4.

Porém, tal como Matilde Jorge, tem que resolver o problema que tem com o serviço. Fez nada mais, nada menos que 17 duplas faltas, mas ganhou o encontro. Esta será a terceira vez que as finalistas se encontram, sendo que na primeira, em Saskatoon, no Canadá, foi Fung a ganhar, em dois sets, mas Vlasselaer vingou-se e triunfou no duelo seguinte, em Helsínquia (Finlândia).

Nos pares, Anastasiia Gureva e Radka Zelnickova são as campeãs, depois de triunfarem na final ante a dupla composta pela britânica Sarah Beth Grey e a eslovaca Katarina Kuzmova, 7-5 e 6-1. Élio Cunha, Presidente do CT Santarém, ATLEI e diretor da prova, Alfredo Amante, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Santarém e José Cunha, antigo Presidente do CT Santarém, entregaram os prémios.

Leia também...

Ferreira do Zêzere recebe Troféus Super SSV e X-Trophy

Ferreira do Zêzere vai ser palco de um fim de semana repleto de emoção e adrenalina com a realização dos Troféus Super SSV e…

Ciclista ribatejana Maria ‘Tata’ Martins assina pela equipa britânica Drops

A ciclista ribatejana Maria ‘Tata’ Martins, de 20 anos, vai deixar a equipa espanhola Sopela, na qual correu nos últimos dois anos, para reforçar…

Campeão “dobra” com toda a justiça

Crónica: Final da Taça do Ribatejo | U. Santarém, 2 – Coruchense, 0 A final da Taça do Ribatejo teve um vencedor justo, a União…

União de Tomar goleia e salta para a liderança

O União de Tomar aplicou chapa cinco aos Águias de Alpiarça, no Estádio Municipal António Eduardo Fortes, em Tomar, em embate a contar para…