Pelo 2º ano consecutivo, o Rugby Clube de Santarém esteve presente no Jamor para disputar a final que consagraria o Campeão Nacional da I Divisão.

O plantel concentrou-se desde cedo para aquilo que era o seu foco deste dia.

À sua espera cá fora (da EPC), tinham as suas famílias, amigos, apoiantes, muitos atletas e ex-atletas, que formando um corredor, viram assim partir os azuis-rubros com destino ao palco de todas as emoções: o Estádio Nacional.

Com um mar de gente nas bancadas, as duas equipas foram recebidas em êxtase, com muitos cânticos e chavões de incentivo, que duraram todo o tempo de jogo.

Apesar do RCS ter começado por capitalizar os primeiros pontos (6) , a Lousã equilibrou de seguida, puxou dos seus galões, marcou ensaios e ao intervalo o RCS perdia 22-9.

Na segunda parte o jogo virou com os Cavaleiros mais inspirados,  melhor a defender, melhor a atacar, a reduzir a diferença, tendo nos últimos minutos estado a uns escassos 6 pontos da congénere serrana, o que relançaria o jogo.

Mas a verdade é que a Lousã foi aguentando, os de Santarém acreditando e o jogo terminou numa toada fantástica, ficando o score final em 28-22.

Para os da Capital do Ribatejo, ficou a sensação que caso o jogo durasse mais uns minutos poderia haver uma remontada, mas a verdade é que o árbitro apitou cerca de 9 minutos para la dos 80 e o resultado não mais se alterou.

Ainda assim – uns por uns motivos outros por outros – houve emoção até ao apito final.

Foi uma 2ª parte totalmente diferente duma 1ª mais apagada, mas ainda insuficiente para quebrar a invencibilidade dos Lousanenses nesta época que agora terminou.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…