Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

A maioria das matrículas dos alunos para o próximo ano lectivo vai ser automática, à excepção das transferências de escola, anunciou o Ministério da Educação, que diz que o Portal das Matrículas foi “alvo de ataques informáticos”.

“As renovações de matrícula para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos passam a processar-se de forma automática, com excepção das transferências de estabelecimento de ensino”, refere o gabinete de imprensa do Ministério da Educação numa nota enviada para a Lusa.

O Portal das Matrículas passa agora a ser utilizado apenas pelas famílias cujos filhos vão mudar de ciclo – ou seja entram para o 5.º, 7.º e 10.º anos – ou nas situações em que pretendam mudar de escola.

As dificuldades de acesso ao Portal das Matriculas levou a muitas queixas junto do Ministério da Educação, que decidiu prolongar o prazo das inscrições.

Hoje, a tutela explica que, além do elevado fluxo de acessos – houve dias em que foram “ultrapassadas as 100 mil matrículas” –, o portal foi alvo de ataques informáticos.

“Além do fluxo de acessos, associado a páginas conexas ao Portal das Matrículas que estiveram em baixo, registaram-se ataques informáticos de elevada complexidade, que estão a ser acompanhados pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e que provocaram graves bloqueios no sistema”, refere o ME.

Segundo o Ministério, neste momento, já estão “concluídas cerca de 70%” das matrículas e agora com o sistema automático e consequente redução de fluxo ao Portal, o ME acredita que deverá “melhorar a acessibilidade da página, para quem tenha de efectuar a matrícula por essa via”.

Leia também...

UTIS assinala fim do ano lectivo com múltiplas actividades

A Universidade da Terceira Idade de Santarém assinala, durante o mês de Junho, o final do ano lectivo 2021-2022 com um conjunto de actividades…

Alunos de Santarém fazem greve pelo planeta

Milhares de jovens portugueses de norte a sul do país e ilhas aderiram no dia 15 de Março, à greve climática estudantil mundial, participando…

DECO e Câmara de Santarém ensinam crianças a poupar energia

A Câmara de Santarém, em parceria com a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, promovem, a partir do dia 15 de…

Alunos do Curso de Artes do Espectáculo da escola Ginestal Machado representam no Centro Histórico

Os alunos do curso de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, levaram a cabo na manhã desta terça-feira, dia 22 de…