Os 13 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo vão avançar para a realização de dois mil testes à covid-19 junto dos profissionais dos lares, bombeiros e forças de segurança da região.

Em comunicado, a CIM do Médio Tejo, que agrega 13 municípios do distrito de Santarém, refere ser “fundamental avançar, de imediato, com a realização de testes junto dos profissionais dos lares, bem como junto dos bombeiros e elementos das forças de segurança” da região, “pese embora algumas instituições já terem procedido à realização dos testes” ao novo coronavírus.

Em declarações à Lusa, o secretário executivo da CIM Médio Tejo, Miguel Pombeiro, prevê que os testes “venham a arrancar já esta semana”, adiantando que os primeiros dois mil testes contratados representam um investimento na ordem dos 150 mil euros.

O responsável acrescentou que a CIM do Médio Tejo irá “manter a intenção de contratação dos testes, em regime de fornecimento contínuo, à Faculdade de Farmácia de Lisboa”.

Dando conta de estarem “unidos no combate a esta epidemia”, os autarcas e a CIM do Médio Tejo afirmam na mesma nota que vão avançar com os testes em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo e o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), por entenderem “ser premente este reforço, não só pelo facto de se perceber a existência de infectados com o vírus, como também pela importância e pelo dever de proteger os cidadãos mais vulneráveis, que lutam diariamente e que se encontram na linha da frente nestas instituições”.

Além dos testes, os 13 municípios do Médio Tejo vão distribuir pela população da região máscaras reutilizáveis. A distribuição, em data a anunciar, vai ser acompanhada de uma campanha pedagógica para o uso correto da utilização deste tipo de máscaras, anunciou a CIM Médio Tejo.

“A evidência mostra que o uso de máscaras em locais públicos fechados ou de trabalho deverá ser seriamente equacionado não só durante todo este período, bem como durante o período da fase de “normalização” de toda esta situação que poderá demorar ainda uns largos meses”, refere a CIM Médio Tejo, tendo feito notar que, devido à evolução desta pandemia, “a utilização de máscaras é cada vez mais um assunto em debate, como medida complementar para limitar a transmissão” deste vírus.

Com uma área geográfica de 3.344 quilómetro quadrados, a CIM Médio Tejo integra os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha e Sertã e Vila de Rei, com um total de 247.330 habitantes (censos 2011).

Leia também...

Acidente aparatoso provoca quatro feridos, um deles grave

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros na tarde deste domingo,…

Lucinda Saragoça partilha hoje memórias da Escola Agrícola e do Liceu Sá da Bandeira

“Partilhar Memórias” é o tema proposto pelas Jornadas Europeias do Património, que…

Homem de 80 anos detido por suspeita de atear fogos

Um homem de 80 anos foi detido pela GNR por suspeita da…

Câmara ameaça “desocupação coerciva” do Mercado Municipal

Os comerciantes do Mercado Municipal de Santarém têm até à próxima terça-feira…