Os 13 municípios do Médio Tejo vão disponibilizar a partir de segunda-feira uma rede gratuita de serviços mínimos de transportes públicos para todos os cidadãos, assegurando acesso às principais ligações na região, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, que agrega 11 municípios do distrito de Santarém e dois do de Castelo Branco, dá conta que “esta rede de serviços mínimos vai garantir acesso às principais ligações no Médio Tejo”, num serviço que “ficará vigente até ao dia 30 de Junho” e que surge para “dar resposta às populações que ficaram desprotegidas ao nível de serviços de transporte desde que a pandemia da covid-19 começou a assolar o país”.

Para utilizar este serviço, segundo a CIM do Médio Tejo, e “de modo a evitar os níveis de contágio, os cidadãos não terão de adquirir bilhetes a bordo, proceder ao carregamento de passes ou validar os seus títulos anteriormente adquiridos, sendo determinada a gratuitidade dos serviços” neste período de excepção.

Para o efeito, lê-se na mesma nota, “deverá manter-se o cumprimento das orientações de saúde pública, nomeadamente a entrada e saída dos passageiros pelas portas traseiras dos autocarros”, sendo ainda “recomendada a utilização de máscaras durante a viagem de modo a minimizar os riscos de transmissão” do vírus.

“O objectivo dos municípios do Médio Tejo é continuar a garantir o acesso ao transporte público de passageiros, com as devidas condições de segurança”, pode ainda ler-se na informação, relativamente a uma medida que resulta de um “acordo entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios associados com os operadores de transporte”.

Segundo a CIM do Médio Tejo, “a disponibilização da rede de serviços essenciais de transporte público surge na sequência da publicação do Despacho n.º 3547-A/2020 de 22/03/2020, que regulamenta a declaração do estado de emergência, assegurando o funcionamento das cadeias de abastecimento de bens e dos serviços públicos essenciais, bem como as condições de funcionamento em que estes devem operar”.

Para mais informações, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo disponibiliza o email autoridade.transportes@cimt.pt e a Linha de Apoio ao Cliente da Rodoviária do Tejo (249 78 78 78) ou Rodoviária da Beira Interior (225 100 100).

Com uma área geográfica de 3.344 quilómetro quadrados, a CIMT integra os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha (do distrito de Santarém) e Sertã e Vila de Rei (distrito de Castelo Branco), com um total de 247.330 habitantes (censos 2011).

Leia também...

Governo alarga prazo para agricultores de Mação e Vila de Rei acederem a apoios

O Governo anunciou a prorrogação, até 15 de Outubro, do prazo para os agricultores de Mação e de Vila de Rei se candidatarem aos…

Incentivos fiscais e financeiros para as empresas apresentados na Startup Santarém

A NERSANT e a PWC vão estar presentes esta segunda-feira, dia 18 de Novembro, na Startup Santarém para apresentar às empresas da região os…

GAMEscola promove competição de desenvolvimento de videojogos

Torres Novas recebeu, em Setembro, a primeira competição de desenvolvimento de videojogos da região, a GAMEscola Jam. Participaram no evento 19 jovens do Entroncamento,…

Azambuja vai debater conservação de vinhos com flor de castanheiro em vez de sulfitos

O Município de Azambuja vai promover, no próximo dia 19 de Julho, pelas 11h00, no Auditório Municipal do Páteo Valverde um seminário subordinado ao…