A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) quer que a Estação Náutica que está a ser projectada para a albufeira de Castelo do Bode se constitua como o “centro das actividades náuticas do Centro de Portugal”.

Em comunicado, a CIMT afirma que deu início esta semana ao “arranque do trabalho conjunto visando posicionar a Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) como o centro das actividades náuticas no Centro de Portugal”, num processo de cooperação, envolvendo 70 parceiros, que “irá potenciar a dinamização de actividades económicas ligadas à albufeira”.

Na quarta-feira, em Ferreira do Zêzere, os 70 parceiros assinaram um protocolo de colaboração, tendo-se realizado igualmente a primeira reunião do Conselho Náutico, adianta a nota da CIMT.

A ENCB surge “no âmbito do processo em curso a nível nacional que visa o desenvolvimento, promoção e certificação de Estações Náuticas em Portugal, o qual está a ser implementado pelo Fórum Oceano, membro e representante de Portugal junto da FEDETON (entidade gestora da rede internacional das estações náuticas) e resulta da apresentação de uma candidatura pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Junho de 2018”, acrescenta.

A candidatura surge do consenso dos cinco concelhos do Médio Tejo que se localizam na envolvente da albufeira de Castelo do Bode – Abrantes, Ferreira do Zêzere, Tomar, Sertã e Vila de Rei (estes dois do distrito de Castelo Branco) -, com a parceria dos três Grupos de Ação Local desta região (ADIRN, PINHAL MAIOR e TAGUS) e enquadra-se no Plano de Acção para os Produtos Turísticos Integrados do Médio Tejo, no Eixo/Produto Castelo Bode | Wakeboard.

“Atendendo à importância desta albufeira, enquanto recurso hídrico estratégico no país, pretende-se que a futura Estação Náutica possa contribuir para o desenvolvimento económico da região salvaguardando a sustentabilidade ambiental deste recurso”, afirma a CIMT.

O objectivo é constituir “uma rede de oferta turística náutica de qualidade”, aproveitando os recursos do território e disponibilizando oferta de alojamento, restauração e actividades que atraiam turistas e outros utilizadores, “acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas”.

Leia também...

GNR de Almeirim apreende armas e munições

A GNR de Almeirim apreendeu duas armas de ar comprimido e uma pistola de alarme, uma munição de calibre 7,62, uma munição de calibre…

Hospital de Santarém prevê investimentos de 22 milhões de euros de 2023 a 2025

O plano de atividades e orçamento (PAO) para o triénio 2023-2025 do Hospital Distrital de Santarém (HDS), com investimentos previstos de 22 milhões de…

Santarém recebe XX Concurso Nacional de Cultura Geral da Rede de Universidades Seniores

A edição de 2024 do Concurso Nacional de Cultura Geral “O saber não ocupa lugar” organizado pela Rede de Universidades Seniores (RUTIS), teve lugar…

Salvaterra de Magos celebra 49º Aniversário do 25 de Abril

“A Proteção Social – Evolução histórica no concelho de Salvaterra de Magos” é o tema das comemorações do 49º Aniversário do 25 de Abril,…