A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) quer que a Estação Náutica que está a ser projectada para a albufeira de Castelo do Bode se constitua como o “centro das actividades náuticas do Centro de Portugal”.

Em comunicado, a CIMT afirma que deu início esta semana ao “arranque do trabalho conjunto visando posicionar a Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) como o centro das actividades náuticas no Centro de Portugal”, num processo de cooperação, envolvendo 70 parceiros, que “irá potenciar a dinamização de actividades económicas ligadas à albufeira”.

Na quarta-feira, em Ferreira do Zêzere, os 70 parceiros assinaram um protocolo de colaboração, tendo-se realizado igualmente a primeira reunião do Conselho Náutico, adianta a nota da CIMT.

A ENCB surge “no âmbito do processo em curso a nível nacional que visa o desenvolvimento, promoção e certificação de Estações Náuticas em Portugal, o qual está a ser implementado pelo Fórum Oceano, membro e representante de Portugal junto da FEDETON (entidade gestora da rede internacional das estações náuticas) e resulta da apresentação de uma candidatura pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Junho de 2018”, acrescenta.

A candidatura surge do consenso dos cinco concelhos do Médio Tejo que se localizam na envolvente da albufeira de Castelo do Bode – Abrantes, Ferreira do Zêzere, Tomar, Sertã e Vila de Rei (estes dois do distrito de Castelo Branco) -, com a parceria dos três Grupos de Ação Local desta região (ADIRN, PINHAL MAIOR e TAGUS) e enquadra-se no Plano de Acção para os Produtos Turísticos Integrados do Médio Tejo, no Eixo/Produto Castelo Bode | Wakeboard.

“Atendendo à importância desta albufeira, enquanto recurso hídrico estratégico no país, pretende-se que a futura Estação Náutica possa contribuir para o desenvolvimento económico da região salvaguardando a sustentabilidade ambiental deste recurso”, afirma a CIMT.

O objectivo é constituir “uma rede de oferta turística náutica de qualidade”, aproveitando os recursos do território e disponibilizando oferta de alojamento, restauração e actividades que atraiam turistas e outros utilizadores, “acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas”.

Leia também...

Feira Medieval de Alcanede com apoio municipal

A Feira Medieval de Alcanede, alusiva ao Século XII, organizada pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, e que decorreu nos dias 17 e…

Chamusca intervém em cruzamento com elevada sinistralidade

O Município da Chamusca realizou uma intervenção de reconfiguração do cruzamento entre a Estrada Municipal 586 (vulgo Estrada do Campo) e Estrada Nacional 118,…

Bombeiros Municipais de Santarém emitem comunicado após divulgação de vídeo no facebook

José Guilherme Costa São Marcos, comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, emitiu no passado domingo, dia 05 de Agosto, um comunicado em defesa do…

Alunos do 1º ciclo desafiados a decorar abóboras em iniciativa dedicada à sustentabilidade

O concurso de decoração de abóboras, para escolas do Município – alusivo ao Dia das Bruxas -, com o objectivo de combater o desperdício…