Foto ilustrativa

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo apresentou ontem, dia 11 de Setembro, 11 camiões com módulos diferenciados e uma embarcação de socorro que vão “robustecer” um sistema de gestão integrada de proteção civil, num investimento de 4 milhões de euros (ME).

Em declarações à Lusa, o presidente da CIM Médio Tejo começou por dizer que foi feito naquela região “um grande investimento no âmbito da proteção civil e na proteção das pessoas, um investimento na ordem dos 6 ME”.

Parte desse investimento, “materializa-se nestes 11 veículos, com 11 módulos e uma embarcação, [no valor de] cerca de 4 ME, mais meio milhão de euros em 272 equipamentos individuais para os nossos bombeiros, do capacete às botas”, disse Manuel Jorge Valamatos.

O também presidente do município de Abrantes destacou ainda que este investimento assenta num “modelo de cooperação e partilha” entre os 11 municípios do Médio Tejo, ao nível da proteção civil, que visa “permitir que toda a CIM fique apetrechada de equipamentos e módulos diferenciados”, sendo os mesmo distribuídos” por cada um dos concelhos, funcionando em “interoperabilidade” e “ao serviço do território e da comunidade” do Médio Tejo.

“Isto é otimização de recursos, de meios, de financiamento e colocámos aqui um investimento de 4 ME ao serviço da nossa comunidade de forma partilhada, de forma a cumprir aquilo que é mais importante, que é proteger as pessoas”, declarou.

Na apresentação pública dos equipamentos, que decorreu em Tomar, com a presença de autarcas, bombeiros e responsáveis da proteção civil de âmbito regional e nacional, Manuel Jorge Valamatos disse que “hoje é um dia histórico para o Médio Tejo”.

“É o dia em que mostramos, juntos, que a proteção civil é prioridade. O dia em que damos às nossas corporações de bombeiros meios mais modernos, mais robustos e mais versáteis para proteger o que é mais importante: a vida das pessoas”, declarou.

O concurso público para aquisição destes equipamentos, no valor de 4 ME, estava dividido por três lotes, um dos quais para as 11 viaturas, tendo sido adjudicados em dezembro de 2024 por 1,9 ME, a que acresce o valor do IVA.

Estas 11 viaturas, uma para cada município do Médio Tejo, configuram-se como “carros de bombeiros adaptáveis a diferentes módulos da proteção civil”, com diferentes valências e funções.

O segundo lote, adjudicado pelo valor de 1,6 ME, respeita à aquisição de “11 módulos intermutáveis”, com possibilidade de rotação entre os municípios. Seis destes módulos são de combate a incêndios, um de bombagem, um gerador e iluminação, um módulo autónomo de ar respirável, um módulo de busca e salvamento e um módulo de proteção multirriscos ambiental.

Já o terceiro lote, no valor de cerca de 120 mil euros, era direcionado para a aquisição de uma embarcação multiusos, com funções de busca, reconhecimento, salvamento e transporte.

No âmbito do projeto de gestão integrada dos meios de Proteção Civil do Médio Tejo, cujo valor global ronda os 6 ME, haverá ainda, até final de setembro, a entrega de 272 equipamentos de proteção individual (EPI) para as corporações dos bombeiros.

Numa fase posterior, serão feitos alguns investimentos, quer na unidade local de formação de Caxarias, quer na base de apoio logístico do comando sub-regional do Médio Tejo, em Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha.

O projeto conta com 85% de financiamento comunitário, sendo os restantes 15% assumidos pelos 11 municípios do Médio Tejo.

A CIM Médio Tejo integra os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, todos do distrito de Santarém.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Detenção por roubo em Santarém

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através da Esquadra de Investigação…

Problemas no seio dos bombeiros de Alpiarça afectam prestação de socorro

Os problemas internos que a corporação dos Bombeiros Municipais de Alpiarça tem…

Vinhos do Tejo com mais espaço e produtores na ProWein 2023

Estamos a poucos dias da ProWein, a maior feira profissional de vinhos…

Clube de Natação de Torres Novas sagrou-se Vice-campeão Nacional de Triatlo por clubes em estafetas mistas

O Clube de Natação de Torres Novas sagrou-se Vice-campeão Nacional de Triatlo…